segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Irregularidades nas nomeações de cargos comissionados no MDA, aponta associação


 A Associação dos Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (ASSEMDA) anunciou em seu blog que denunciou à Controladoria Geral da União (CGU) possíveis irregularidades na nomeação de cargos comissionadas junto ao ministério comandado por Afonso Florence.

A base da denúncia é o preenchimento de cargos de direção por indicações, que muitas vezes, não são acompanhadas da ponderação de critérios técnicos. Para a ASSEMDA, “as indicações são muitas vezes utilizados como forma de suprir insuficiente força de trabalho ou ficam a critério da política partidária, prejudicando assim, a administração pública e suas políticas de caráter permanente”.

Conforme o Decreto n° 71.235/72, os cargos do Grupo de Direção e Assessoramento Superior  (DAS) referem-se às atividades de planejamento, orientação, coordenação e controle, no mais alto nível da hierarquia administrativa dos órgãos da Administração Federal direta e das autarquias federais, com vistas à formulação de programas, normas e critérios que deverão ser observados pelos demais escalões hierárquico. Conforme estabelece a Lei 8.460/1992, 50% das nomeações para DAS 1, 2 e 3 devem ser de servidores efetivos do quadro próprio.

Conforme pesquisa realizada em dados obtidos junto ao Diário Oficial da União e do Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) pela a ASSEMDA, o MDA está longe de cumprir a legislação.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: