terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governo Federal não apoiará mais programa de cisternas no semi-árido realizado pela ASA


Corre em tom de perplexidade e indignação a notícia de que o governo federal não vai mais apoiar os programas de construção de cisternas para abastecimento de água para famílias pobres do meio rural no semi-árido nordestino, puxado por centenas de entidades assistenciais, ONGs e movimentos sociais do Nordeste que se organizam por meio da ASA (Articulação pelo Semi-Árido).
O programa de construção de cisternas (P1MC) prevê a implantação de 1 milhão de cisternas para famílias de baixa renda no semi-árido foi inicialmente tocado pelas entidades. Já o programa P1+2 (Uma Terra e duas Águas) prevê, além da construção de cisternas para abastecimento humano, o desenvolvimento de áreas produtivas, a partir do acúmulo de água para esta função.

Além da não liberação de um aditivo de aproximadamente 8 milhões pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Palácio do Planalto já teria dado o recado que não irá mais realizar nenhum convênio com as entidades que tocam estes programas.

A falta de recursos não parece ser o motivo para a decisão política. Em recente matéria, o jornal Correio Braziliense demonstrou que apenas R$ 1 milhão dos R$ 205,6 milhões liberados para cinco ações do Plano “Brasil sem Miséria” do governo Dilma — 0,5% do total — foram efetivamente gastos até agora. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários: