quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Justiça manda bloquear conta do presidente do consórcio de Jirau


Felipe Luchete*

A Justiça do Trabalho em Rondônia determinou nesta quarta-feira o bloqueio imediato da conta bancária e o corte de 50% do salário do presidente da empresa Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, até que sejam pagos salários de trabalhadores que atuam na construção da usina de Jirau, no rio Madeira.

A decisão vale ainda para o diretor financeiro da empresa, Paulo Maurício Mantuano de Lima. O bloqueio na conta se estende a Julio Cesar Schmidt, proprietário da WPG Construções (empresa subcontratada).

O valor dos bloqueios e cortes soma R$ 1 milhão, para atender 80 trabalhadores que foram contratados para desmatar áreas ao redor do canteiro de obras, mas não recebem desde setembro.

A determinação responde a uma ação do Ministério Público do Trabalho, que pediu também a prisão dos três com base em dívidas de caráter alimentar --o mesmo tipo de prisão para pais que não pagam pensão alimentícia.

O pedido ainda não foi apreciado pela Justiça.

A Energia Sustentável do Brasil, responsável pela obra, é formada pelo grupo Suez e por Eletrosul, Chesf e Camargo Corrêa.

A usina de Jirau faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e foi palco de um quebra-quebra que destruiu instalações, em março, e provocou a revisão de condições aos operários.

Segundo o procurador Ailton Vieira dos Santos, o dono da WPG "desapareceu" sem pagar os funcionários nem fornecer alimentação, hospedagem e transporte.

Em contrato, segundo o procurador, a Energia Sustentável do Brasil se responsabiliza pelos direitos dos trabalhadores.

A Superintendência do Trabalho e Emprego de Rondônia, ligada ao Ministério do Trabalho, disse à Folha que a Energia Sustentável sabia que a WPG não tinha estrutura para assumir a obra.

A superintendência analisou contratos após ter sido procurada por trabalhadores.

Na decisão, o juiz federal Geraldo Rudio Wandenkolken escreveu que os funcionários estão "desesperados". A maioria é natural de outros Estados e foi a Rondônia para ficar em Jirau.
A assessoria de imprensa da Energia Sustentável do Brasil disse que não se manifestaria por não ter sido notificada.

O dono da WPG, Julio Schmidt, afirmou que demitiu os funcionários e deixou de pagar salários porque a Energia Sustentável rescindiu o contrato com a empresa dele. Mas negou ter "sumido".

*Fonte: Folha
Comentários
0 Comentários

0 comentários: