sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

AGU consegue na Justiça retomada de hidrelétrica no rio Teles Pires

A hidrelétrica do Teles Pires previstas para o rio de mesmo nome, na divisa entre o Mato Grosso e o Pará, pode retomar o processo de instalação.

A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, a suspensão do processo. A Licença de Instalação da usina foi concedida pelo Ibama em agosto deste ano e as obras começaram logo depois. 

Em ação proposta contra a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Eletrosul Centrais Elétricas S/A, Furnas Centrais Elétricas S/A, Neoenergia S/A, Odebrecht Participações e Investimentos S/A e Ibama, o Ministério Público Federal e Estadual (MPF/MPE) alegavam que não foi observada a legislação do Mato Grosso sobre a matéria, para a concessão do licenciamento. A instalação teria que ser submetida à análise da Assembleia Legislativa do estado do Mato Grosso e ao Conselho Estadual do Meio Ambiente ou a Secretaria Estadual da área.

A Procuradoria Federal no Mato Grosso (PF/MT) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama (PFE/Ibama) defenderam que a Política Nacional do Meio Ambiente - Lei n.º 6.938/81 - determina que compete ao Ibama a concessão de licenciamento "no caso de atividades e obras com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional". 

A Vara Única de Sinop (MT) acolheu a defesa das procuradorias e negou o pedido de liminar do MPF/MPE para suspender as obras da UHE. A Justiça considerou a competência do Ibama para fazer o licenciamento e afirmou na decisão que lei federal que deve reger todo o procedimento. 

Leia aqui no blog:Justiça paralisa usinas de Colíder, Sinop e Magesi


Comentários
0 Comentários

0 comentários: