terça-feira, 13 de outubro de 2009

Protesto de agricultores interdita acesso ao aeroporto de Santarém

Durante todo o dia de hoje cerca de 3.000 agricultores interditaram o único acesso ao Aeroporto de Santarém. Os manifestantes são de 30 municípios do baixo amazonas e região da Transamazônica e BR 163. A meta é reunir mais de 5 mil manifestantes e mobilizar durante toda essa semana.

No primeiro dia, o protesto gerou inúmeros transtornos, o principal foi que muitos passageiros não conseguiram embarcar em vôos comerciais que partiam da cidade. Um fila enorme de veículos se formou, entre transporte coletivo que fazem linha para as comunidades da rodovia, veículos particulares, além daqueles que prestam serviços de carga e descarga. Somente no fim da tarde houve a desinterdição da rodovia.

A manifestação tem como objetivo chamar a atenção das autoridades federais, para o descaso e a morosidade no processo de desinterdição dos assentamentos na região Oeste do Pará, obras de infra-estrutura, além da criação de novas unidades no Incra em Altamira (uma Superintendência Regional) e Novo Progresso (uma Unidade Avançada).

O impacto da manifestação foi enorme e o governo federal e parlamentares encaminharam uma comissão de negociação. É a primeira vez que este tipo de protesto ocorre na cidade. O bloqueio inusitado parece que já gera as primeiras promessas.

*Com informações do sítio Notapajós.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: