quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pará lidera desmatamento em agosto

O desmatamento na Amazônia disparou em agosto deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 273 quilômetros quadrados de área desmatada em agosto, o que representa aumento de 167% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram monitorados 92% da Amazônia Legal.

O desmatamento ficou concentrado principalmente em unidades de conservação, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados quarta-feira, que fez o levantamento, através do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

“Porém, cerca de 46% (125 quilômetros quadrados) desse desmatamento pode ter ocorrido antes, pois estava situado em áreas cobertas por nuvens nos meses anteriores”, informou o instituto em comunicado.

As unidades de conservação concentraram a maior parte do desmatamento, com 107 quilômetros quadrados, ou 39% do total. Em seguida vieram as terras privadas, de posse ou devolutas (27%), assentamentos da reforma agrária (25%) e terras indígenas (9%).

O Pará foi disparado o Estado que mais desmatou, de acordo com o Imazon, respondendo por 76% da destruição florestal no período. Mato Grosso ficou em um distante segundo lugar com 8% do desmatamento registrado pelo SAD em agosto, à frente de Amazonas e Rondônia.


AQUI, mais informações.

Fonte: No JB Online/Blog do Jeso

Leia o
Transparência Florestal da Amazônia Legal (Agosto de 2009) produzido pelo Imazon.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: