quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Município desconhece trabalho de revitalização de rio

No município de Barra, no sertão da Bahia, a 820 quilômetros da capital Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá daqui a pouco visitar as obras de revitalização do Rio São Francisco. Entretanto, no evento organizado para receber o presidente, muitas pessoas ainda desconhecem o que quer dizer revitalização e também não sabem se as obras vão trazer benefícios para o município e a população.

A dona de casa Valdina Pereira Torres disse que sabia um pouco. "Acho que tem a ver com a divisão das águas. Acho que se mexer com esse rio pode faltar água aqui pra gente", disse a moradora afirmando que estava ali para ver o presidente.

Assim como ela, o desempregado Gilmario de Souza desconhecia o trabalho que está sendo feito no Rio São Francisco. Questionado sobre o que era revitalização, ele disse nunca ter ouvido a palavra, mas afirmou que o rio está precisando de ajuda para sobreviver.

A moradora de Barra Ana Machado Paixão afirmou não saber o que o processo de revitalização vai trazer para a cidade. Empolgada com a presença do presidente, ela acreditava que o evento se tratava do anúncio de construção de novas casas. "Eu acho que ele vai mandar fazer casas pra gente", disse.

A dona de casa Maíres de Brito Vieira confundiu revitalização com transposição. A revitalização é o trabalho feito para recuperar o Rio São Francisco com ações como o reflorestamento da mata ciliar e a dragagem de pontos onde o rio perdeu profundidade. Já a transposição é o conjunto de obras destinado a levar a água do Rio São Francisco a regiões cujo abastecimento de água é precário devido à seca.

O auxiliar administrativo Lucas Uchoa se disse preocupado com a possibilidade de a população de Barra ser prejudicada por causa da revitalização. "Acho que para o pessoal que não tem água em outra cidade, a revitalização vai melhorar, mas pra gente de Barra não sei se vai ser bom porque a gente já tem água do rio."

Pelo menos cinco pessoas ouvidas pela Agência Brasil disseram que estavam no local apenas para ver o presidente e que desconheciam o real motivo da visita de Lula e do trabalho desenvolvido na região.


Apenas o funcionário público Clovis Lopes Guimarães soube detalhar o projeto desenvolvido pelo Exército no município. "A revitalização é para melhorar a condição de vida do rio, não soubemos proteger e está ocorrendo muito assoreamento", disse.

O município de Barra faz parte do projeto-piloto desenvolvido pelo Exército para revitalizar o Rio São Francisco. Nessa primeira etapa, os militares trabalharão em 3,8 mil metros plantando mudas da vegetação local para evitar a destruição das margens do rio. Até o momento, em pouco mais de um ano de trabalho, já foram revitalizados 300 metros de margens. A expectativa é que, até o fim de 2010, toda a primeira etapa seja concluída.

Agência Brasil
Comentários
0 Comentários

0 comentários: