quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Governadora do Pará diz que não vai abrir mão de Belo Monte


Fabíola Munhoz*

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), voltou a defender a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), durante o evento Diálogos Capitais, organizado por revista Carta Capital e Agência Envolverde para discussões sobre economia sustentável.

"O impacto da usina será diferente do previsto no projeto original. A usina vai substituir as termelétricas. Graças a outra usina, a de Tucuruí, o arquipélago de Marajó agora terá energia firme", argumentou, ao ser questionada sobre os impactos sociais e ambientais da usina.

Para a governadora, o projeto se justifica porque uma das condições para que obra seja autorizada pelo Estado será a garantia de que parte da energia gerada abasteça a população do Pará. "Não aceitamos mais só gerar energia para enviar a outras regiões. Exigimos que haja um plano de integração regional e parte da energia fique no Pará".

Ela disse que outra exigência é de que parte do ICMS- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Seviços- sobre a energia de Belo Monte seja cobrada no local da produção, e não no lugar do consumo, para gerar receita ao Estado.

Voltando ao assunto dos impactos ambientais e sociais da usina, Ana Júlia ainda disse que é a favor da reavaliação dos custos financeiros da obra. "Já que vai ter esses impactos, somos a favor de incluir no custo da usina os gastos que haverá com a transmissão da energia do local de produção até as regiões consumidoras. Os custos têm que compensar".

Fonte: Amazonia.org
Comentários
0 Comentários

0 comentários: