sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mesmo sem garantia de emprego, sindicatos propõem fim da greve dos bancários


O Comando Nacional de Greve vai propor aos bancários, nas assembleias desta quinta-feira (08), que aceitem o fim da paralisação. A greve da categoria – que completa quinze dias – não garantiu a manutenção dos empregos dos trabalhadores. Os dias parados também deverão ser repostos pelos grevistas. Com a fusão de bancos privados, mais de 2.2 mil postos de trabalho foram fechados apenas no primeiro semestre de 2009.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau, Leandro Spezia, é esperada mais demissões. “Hoje a demanda é muito grande. Nós temos uma necessidade de 20 mil bancários somente no Banco do Brasil por todo o país. Todos os outros bancos também estão com defasagem de trabalhadores. Nós sabemos que os banqueiros têm descumprido os compromissos com a classe trabalhadora e continuam demitindo. Até o momento, na nossa região não teve nenhum fechamento de agência, mas nós acreditamos que isso vai acontecer.”
Até agora, apenas o Banco do Brasil se comprometeu com a contratação – por concurso – de dez mil novos trabalhadores até 2011. A categoria conseguiu aumento real de 1,5%, mais 4,5% de reposição da inflação. “Com certeza o bancário merecia um índice bem melhor do que esse, pelo o que tem trabalhado e também pelo lucro dos bancos, que foi de R$ 19,5 bilhões em seis meses [deste ano]. Nós achamos que é insuficiente, porém a categoria fez uma avaliação de alguns aspectos, o principal é com relação à PLR.” O acordo fechado garante o teto de 15% de Participação dos Lucros e Resultados (PLR) aos trabalhadores, o mesmo índice da campanha salarial do ano passado.
Fonte: RadioAgência NP
Comentários
0 Comentários

0 comentários: