segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Programação

25-08-2010 – todo dia: chegada, credenciamento, lista de presença encaminhamento do povo recepção.
17:00 - entrevista coletiva com a imprensa por lideranças representantes dos quatro rios.
18:00 - Abertura de boas vindas às margens do Rio Tapajós. (mística utilizando os quatro elementos – terra, fogo, ar e água que representam os quatro rios – orienta-se que o Movimento de cada Rio traga 4 litros de água, para simbolizar junto com o Tapajós a aliança dos povos das águas). Segue com apresentações culturais, show com cantores locais, intercalados com exibição de filmes das regiões.

Dia 26/08/2010
7:00 café da manha
Mistica de abertura dos trabalhos – cada RIO traz suas bandeiras de lutas, seus maracás, bordunas, arcos e flechas, etc.
8:00 às 9:30hs - Mesa Redonda
Tema: Fatores que impulsionam e impactos dos grandes projetos na Pan-Amazônia: formas de resistência – convidados: Guilherme Carvalho (FASE-Rede Brasil), Antônia Melo (MXVPS), Jesielita (MTPJV), Iremar (IMV) e Nilfo (Movimento de Defesa do Teles Pires)
9:30 às 10:30 - Aprofundamento da Mesa: Fila do povo.
10:30hs às 11:30 – Mesa Redonda
Tema: O Painel de Especialistas junto ao Movimento Social e Aspectos Jurídicos do Processo de Licenciamento dos grandes projetos na Amazônia brasileira - convidada – Prof. Dra. Sônia Magalhães, Dr. Felício Pontes (MPF/PA) e Dr. Raul do Valle (ISA).
Aprofundamento do Debate: Fila do povo.
12:15 às 14:00 – Almoço
14:00hs às 16:30 - Cinco Oficinas temáticas (os participantes escolherão por interesse):
1. Formas e estratégias políticas de resistência aos grandes projetos: aprendizados com a mobilização e educação de comunidades atingidas, com enfoque para ações de conscientização sobre ameaças e direitos, desafios para manter a união entre diferentes grupos, etc.;
2.Os meios de comunicação social como ferramentas de resistências dos Movimentos Sociais aos grandes projetos;
3.Resistências das mulheres frente aos grandes projetos;
4.Conflitos entre grandes projetos de infra-estrutura e outras políticas públicas (mudanças climáticas, biodiversidade, territórios da cidadania, etc) na Amazônia (Rede Brasil, RBJA, Prof. Célio Berman, Pedro Bara);
5. Estratégias de pressão sobre financiadores (bancos, fundos de pensão, etc.) e empresas (estatais e privadas) envolvidas em mega-empreendimentos (Brent Millikan, Roland, Gabriel e Carlos Tautz);
16:30 às 17:00 - Socialização dos resultados das oficinas (uma pessoa será escolhida para sistematizar o debate) e construção de uma agenda prévia das entidades, movimentos sociais e aliados frente aos grandes projetos.
17:00 às 18:00 - Fila do povo e Encerramento do dia
19:30 – Noite Politico/Cultural – filmes, falas, músicas e dança;
Coordenação fechamento do documento final;

Dia 27/08/2010
08:00
– Mística de abertura e encaminhamentos do dia;
08:30 às 11:30 – Visita/arrastão da cidadania, aos moradores e comerciantes de Itaituba com Panfletagem dialogado sobre atingidos no Madeira e Xingu e convidando para o Marcha e Ato Público na parte da tarde.
15:30 - Concentração e Marcha pelas principais ruas e órgãos públicos com protocolo do documento final.
17:00 Ato Cultural de encerramento na beira do rio Tapajós com leitura do documento final.
18:30 – Jantar e Retorno para seus lugares de origem.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: