sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nota de Indignação

Nesta quinta-feira, 29 de abril, por volta das 21h, um grupo de policiais militares entraram no Campus da Universidade Federal de Viçosa e revistaram um ônibus com 27 estudantes, membros de entidades do movimento estudantil, de projetos de extensão universitária e de outras organizações. O grupo se preparava para viajar para o Encontro Regional de Agroecologia que se realiza em Botucatu-SP entre os dias 30 de abril e 02 de Maio. Alegando que havia sido feita uma denúncia anônima contra eles, todos foram obrigados a sair do ônibus, sendo enfileirados e revistados individualmente. Em seguida, as bolsas, mochilas e demais pertences foram revirados. Absolutamente nada ilícito foi encontrado. Após o ocorrido, os estudantes, por volta das 23h, seguiram viagem.

Os policiais não apresentaram documentos sobre a possível denúncia, nem mandado ou documento assinado por qualquer responsável da UFV que autorizassem a ação. Destacamos que o Serviço de Vigilância da Universidade não acompanhava os policiais, só chegando posteriormente. E é de se estranhar a rapidez da PM em cumprir tal ação, deslocando três viaturas, contrariando o costume de demorar horas quando solicitada por motivos justificados.

Este ato violou a autonomia da Universidade, que está em território federal e tem seu próprio sistema de segurança e está inserido em um contexto nacional de criminalização dos movimentos sociais e de flagrante e sistemático desrespeito a Constituição Federal que garante o direito ao livre associação e manifestação e exigimos uma explicação das autoridades responsáveis.

Em reunião com o Reitor Luiz Cláudio Costa, em que foi feita a denúncia do ocorrido, ele manifestou sua indignação e não-aceitação da ação policial dizendo “que este fato não pode, de forma nenhuma, acontecer de novo”. Durante a conversa, o Reitor solicitou pessoalmente esclarecimentos ao comando da Polícia Militar.

Somos solidários a esses estudantes, que viajando com respaldo da UFV para uma atividade acadêmica, foram submetidas a tal constrangimento e afirmamos que a luta pelo direitos humanos acontece todos os dias e deve se pautar pelo respeito a dignidade e a liberdade de todos os indivíduos e seu direito de manisfestar.

Assinam:
Grupo de Agricultura Orgânica – GAO
Grupo de Agrofloresta - APETI
Grupo SAUIPE
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF
Grupo MOVIMENTE-SE
Centro Acadêmico de Agronomia
Centro Acadêmico de Biologia
União Estadual dos Estudantes - UEE
Marcha Mundial das Mulheres - MMM
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST
Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB
Comentários
0 Comentários

0 comentários: