segunda-feira, 8 de outubro de 2012

No vácuo do PT e PMDB, PSDB cresce no Pará

Efeito Ana Júlia ainda afasta eleitores do PT.

Se a nível nacional, o PSDB perdeu espaço, com uma queda no número de prefeituras de 787 para 688, no Pará, a situação é diferente. Alavancado pelo apoio político do governador Simão Jatene e principalmente com o vácuo deixado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que perde cada vez mais espaço no estado, o PSDB não só cresceu o número de prefeituras como irá administrar Santarém, no oeste do Pará, com Alexandre Von e Ananindeua, na Região Metropolitana, com Manoel Pioneiro, as duas cidades mais populosas do estado depois de Belém.

O tucanato elegeu diretamente 31 prefeitos (com uma população total de mais de 1,77 milhões de habitantes), além de participar de dezenas de outras coligações, sendo a principal força política destas eleições no Pará.

Além disto, com uma votação expressiva (237.252 votos ou 30,67% do eleitorado) e até certo ponto surpreendente, o candidato tucano Zenaldo Coutinho, vai ao segundo turno em Belém contra Edmilson Rodrigues (PSOL), de quem se esperava uma vitória ainda no primeiro turno (252.049 votos ou 32,58%). E é Belém, que o PT teve uma das piores votações em capitais e grandes cidades. Acabou ficando na 7° colocação, com apenas 23.678 votos (3,06%). Na capital paraense, o PT acabou elegendo apenas 03 vereadores (do total de 35); 1 em Ananindeua (do total de 25); 2 em Santarém (do total de 21); 1 em Marabá (do total de 21).

Mais do que o julgamento do mensalão, a lembrança do governo Ana Júlia Carepa (2007-2010) ainda pesa para os petistas, enquanto o tucanato, com um histórico de desmandos e desastres políticos similares, cresce no vácuo da estrela. O PT sai desta eleição no Pará ainda como terceiro partido do estado (24 prefeituras em municípios que totalizam 888 mil pessoas), mas é cada vez mais um partido de cidades pequenas e que em nada se diferencia dos demais.

O PMDB, que no Pará é quase sinônimo Jáder Barbalho, não conseguiu empurrar José Priante em Belém (acabou ficando na quarta posição) nem José Maria Tapajós em Santarém (terminou em terceiro), mas assim como o PT, governará 29 pequenos municípios pelo estado, a exceção de Castanhal (Paulo Titan), deixando de ser a principal força do estado.

A principal derrota do PSDB no Pará se deu em Marabá. Lá os tucanos perderam para a candidatura de João Salame (PPS, coligado com PT e PMDB).

Comentários
0 Comentários

0 comentários: