sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fizeram um “gato” em Belo Monte

Uma rede de postes e fios que fornece energia aos canteiros de obra da hidrelétrica de Belo Monte foi construída sem qualquer autorização do Ibama, órgão que licenciou a obra. A  notícia de O Globo diz que o órgão ambiental foi surpreendido pelo “gato” da grupo Norte Energia, responsável pela usina, e que a área técnica recomenda a penalização do grupo com nova multa, além dos R$ 7 milhões já aplicados em julho pelo Ibama à Norte Energia, por descumprimento de condicionantes.

Motivado por representação do Instituto Socioambiental, o Ministério Público Federal no Pará abriu procedimento para colher informações com a Norte Energia e a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) sobre a construção das linhas de transmissão.

Ainda segundo a matéria, parte da linha de transmissão foi instalada pela Celpa, com autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Pará e não do Ibama que havia “expressamente bloqueado” a instalação. Procurada, a Celpa informa que a Norte Energia atendeu às condições para instalar a linha e que a responsabilidade pela situação junto a órgãos ambientais é do consórcio Belo Monte. Em relatório ao Ibama, a Norte Energia informou que a Celpa instalou essa parte da linha por interesse próprio, “para escoar energia para as futuras localidades que eventualmente se instalarão ao longo da Transamazônica”.

ATUALIZANDO A NOTÍCIA (26 de agosto de 2013, as 12h15min):
Em nota encaminhada ao blog, a empresa Norte Energia contesta as informações. Confira na íntegra:
Nota

A Norte Energia S.A., empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informa que as obras e a utilização da rede de distribuição de 34,5 kV que abastece o empreendimento estão dentro da legalidade e em total conformidade com os órgãos de fiscalização e licenciamento.

O desbloqueio da referida rede foi confirmado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em maio deste ano com base no fato de que a maior parte da área utilizada para instalação da rede está dentro de áreas denominadas “de servidão”, já licenciadas para outros empreendimentos, como a BR-230, rodovia Transamazônica.

Ressalte-se que a rede de distribuição de 34,5 kV é a mesma que será utilizada pelas Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por meio de doação feita pela Norte Energia, para abastecer famílias de agricultores de comunidades no entorno de Belo Monte
.
Leia ainda sobre Belo Monte:
Comentários
0 Comentários

0 comentários: