quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ambientalista espanhol é morto a tiros no Sul do Rio de Janeiro


O biólogo espanhol Gonzalo Alonso Hernandez, de 49 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (06 de agosto) em Rio Claro, no Sul Fluminense. O corpo da vítima foi achado boiando perto de uma cachoeira, com marca de tiros na cabeça, no Parque Estadual Cunhambebe, no distrito de Lídice.

Segundo matéria de O Globo, o delegado titular da 168ª DP, Marco Antônio Alves, afirmou que a hipótese mais provável para a morte são as denúncias que Gonçalo fazia sobre crimes ambientais. O espanhol morava há mais de dez anos em um sítio na região.

O delegado levantou a suspeita do crime ter ocorrido por vingança após ter sido procurado pela mulher de Gonzalo, Maria de Lurdes Pena Campos , de 48 anos. Segundo o delegado, ela informou que o marido vivia brigando com pessoas que praticavam caça sem autorização e combatia palmiteiros que praticavam a extração ilegal do produto. - O biólogo defendia as espécies em extinção e a caça predatória no parque, como a matança de passarinhos e outros animais. A mulher informou ainda que essa luta do biólogo para defender o meio ambiente na reserva incomodava algumas pessoas – disse o policial.

Nesta quinta, 08 de agosto, o jornal El Pais, da Espanha trouxe em seu sítio a matéria: El asesinato del ecologista español en Brasil era una “tragedia anunciada”
Comentários
0 Comentários

0 comentários: