segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Trabalhadores rurais ocupam Incra e MDA em Brasília


Na manhã desta segunda-feira (19) trabalhadores rurais ligados a movimentos sociais do campo ocuparam em Brasília (DF) o edifício sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e das secretarias do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para obter o cumprimento de acordos com o Governo.

Dentre as reivindicações da CONAFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), MST (Movimento Sem Terra), MLT (Movimento de Luta pela Terra), MBST (Movimento Brasileiro dos Sem Terra) e FERAESP (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo) está relacionado aos créditos de instalação dos assentados prometidos, por agora retirados; negociação das dívidas dos agricultores familiares; celeridade ao cronograma de desapropriação das áreas destinadas à reforma agrária; e distribuição de terras para as famílias que vivem acampadas em diferentes regiões do país.

Caso similar levou a se mobilizar a FETRAF-DF (Federação do Trabalhadores da Agricultura Familiar do Distrito Federal), que ocupou no mês passado por vários dias o mesmo edifício, e prossegue mobilizado no edifício da superintendência regional do INCRA. Esta atividade tem o prazo indeterminado, devido a morosidade das negociações.


Leia aqui no blog: Sede do Incra é desocupada. Servidores se solidarizam com movimento

A direção do INCRA e MDA agendou uma reunião com começo agora às 14h para iniciar as negociações e em contrapartida o movimento aprovou em assembleia a desobstrução do acesso ao prédio pelos funcionários dos dois órgãos a partir do meio-dia. Em caso de não avanço no diálogo o movimento ameaça retomar a ocupação. Os manifestantes seguem acampados no entorno do prédio.


Em breve teremos maiores informações no sítio da Anota
Comentários
0 Comentários

0 comentários: