quarta-feira, 12 de junho de 2013

Debora Duprat não é mais vice da PGR

A Subprocuradora Deborah Duprat não é mais a número 2 da Procuradoria Geral da República. Segundo matéria na Folha de São Paulo desta quarta-feira, 12 de junho, Duprat atuava como titular da PGR na semana passada e divergiu do procurador-chefe, Roberto Gurgel, em duas questões, o que teria motivado a sua exoneração. Na ocasião, Gurgel estava fora do país.

Ela se manifestou de forma contrária à liminar que interrompia no Congresso Nacional a tramitação do projeto de lei que restringe o acesso de novos partidos ao fundo partidário e ao tempo de TV. Sem entrar no mérito do projeto, Duprat argumentou que a interrupção da tramitação pela via judicial abriria um “precedente perigoso”.

Ainda segundo a Folha, além de afastá-la do cargo, Gurgel protocolou petição no STF para que os ministros desconsiderem a manifestação de sua substituta e que seja esquecido "qualquer pronunciamento em sentido diverso" ao dele.

A subprocuradora também discordou de Gurgel quanto à criação de Tribunais Regionais Federais. O procurador-geral é contra a iniciativa, mas Duprat disse ser favorável.
Déborah Duprat é um dos três nomes indicados em lista tríplice enviada para a Presidência da República na sucessão de Roberto Gurgel. Na votação interna entre os procuradores do MPF, Duprat ficou em terceiro lugar, atrás de Rodrigo Janot e Ela Wiecko.

Em diversas outras vezes, Duprat assumiu a PGR e demarcou posições históricas dentro do STF, como a defesa do direito ao abordo no caso de gravidez de fetos anencefálicos, a constitucionalidade das cotas étnicas nas universidades, o direito ao reconhecimento civil a casais homossexuais. Também atuou ingressando com Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra partes da Lei 11.952 que trata da “regularização fundiária na Amazônia Legal”, do novo Código Florestal e em várias ações que chegaram ao STF ligadas a questões indígenas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: