quinta-feira, 27 de junho de 2013

#protestobr – 27 de junho

Jovem está em estado gravíssimo após ser atropelado durante protesto em Teresina
O estudante Paulo Patrick sofreu uma forte pancada na cabeça e tem fratura exposta na perna esquerda. O estado de saúde do jovem é considerado gravíssimo.

Leia no Portal O Dia


Ao tentar escapar de protesto, motorista de carreta atropela e mata adolescente no Guarujá
Um motorista de caminhão, de 46 anos, foi preso depois de atropelar e matar um adolescente na quarta-feira (26), em uma ciclovia no Guarujá, litoral de São Paulo. A carreta, carregada com 40 toneladas de açúcar, atingiu a vítima, de 16 anos, que estava na garupa de uma bicicleta. Outro adolescente também se feriu, mas está fora de perigo.

Leia no Portal R7


Protestos apressam votação da lei de crimes de terrorismo no Brasil
Incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado poderá ser enquadrado como terrorismo no Brasil. Está prevista para esta quinta-feira (27) a votação do projeto de lei 728/2011 que tipifica o crime de terrorismo, ainda não regulamentado no país. O texto será colocado em pauta em pleno contexto de sucessivos protestos nos estados brasileiro que estão sendo respondidos de forma repressiva pelo braço armado do estado. O motivo da urgência na aprovação, segundo a Comissão Mista que discute o tema no Congresso Nacional é a proximidade da Copa do Mundo de 2014.

Leia no Sítio Sul 21


Surpreendido pelos protestos, Lula convoca jovens para ir às ruas
Surpreendido pelas manifestações que tomaram conta do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula tem reunido os movimentos sociais mais próximos do PT para tratar dos protestos. O tom de Lula impressionou os jovens de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União da Juventude Socialista (UJS), o Levante Popular da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Em vez de pedir conciliação para acalmar a crise no governo, Lula disse que o momento é de “ir para a rua”. Convidados pelo ex-presidente, cerca de quinze lideranças participaram do encontro anteontem, na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Estopim para a onda de protestos, o Movimento Passe Livre (MPL) não foi convidado.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo


Operários fazem caminhada pelas ruas de Belém 

Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de operários já se concentravam em frente à sede do sindicato. A rua foi interditada para a passagem de veículos. Eles seguiram em caminhada pela Avenida Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, até a Prefeitura de Belém. Durante o ato, os manifestantes foram pedindo a participação dos trabalhadores que estavam nos canteiros de obras

Leia no Portal ORM

Dezenas de milhares protestam em BH durante jogo do Brasil

Acompanhe tudo que aconteceu pelo Storify da Agência Pública

Leia ainda:

Morre jovem que caiu de viaduto durante manifestação em BH (G1)

Da calmaria ao caos: tensão e terror nas ruas de Belo Horizonte em dia de Brasil x Uruguai (ESPN)

Manifestante é detido com leite de magnésio durante protesto (R7)

MST se soma às 90 mil pessoas que voltaram às ruas de Belo Horizonte (MST)


O Petróleo garante os 10% do PIB para a educação?
Portanto, mesmo com valores superestimados, verifica-se que somente em 2019 haverá o aporte de recursos em valor maior que 0,4% do PIB para a educação. Ou seja: nos próximos 7 anos, a educação receberá valores irrisórios, o que não condiz com a voz das ruas, que pedem a melhoria imediata desta importante área social.

As verdadeiras discussões que deveriam estar sendo feitas não estão no PL: (a) para onde vai a maior parte da riqueza do petróleo (para as petroleiras transnacionais); e (b) para onde vai a maior parte do orçamento federal: o pagamento da questionável dívida pública, que consome, por ano, 17% do PIB, ou seja, mais que o triplo do necessário para elevar de 5% para 10% do PIB o investimento em educação.

Leia no sítio da Campanha Auditoria Cidadã da Dívida


"100% para a educação"? A verdade por trás dos royalties!
Mas, sem o dinheiro do petróleo, é possível financiar a educação? Claro que é. O Brasil nunca auditou sua dívida pública! A maioria veio de contratos ilegítimos e já foi paga diversas vezes. Hoje 40% do orçamento é drenado para os bancos e se um em cada cinco reais entregues de mão beijada para eles fosse destinado à Educação, chegaríamos a 10% do PIB.
É preciso desmentir essa farsa. Vincular uma pequena parte dos recursos do petróleo à educação foi a maneira de legitimar a transferência da fatia maior para o grande capital, colocando em risco o ambiente e o clima de maneira irresponsável. Um governo realmente comprometido com o futuro de nossas crianças aplicaria 10% do PIB para a educação já, mediante auditoria da dívida e, ao mesmo tempo, cancelaria de imediato todos os leilões do petróleo!
Leia o artigo Alexandre Araújo Costa publicado no sítio do jornal ‘O Povo’
Comentários
0 Comentários

0 comentários: