quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dilma “bate foto” com indígenas e prorroga permanência da Força Nacional em Belo Monte

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou por mais 180 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nos canteiros de obras da  Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará que são tocados por um consórcio de empresas privadas.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (09 de julho) e atende ao pedido do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Desde o início da construção da hidrelétrica as obras foram suspensas por diversas vezes por greves operárias, ações de movimentos sociais e ocupações indígenas.

Nessa quarta-feira, como parte da “agenda dos movimentos sociais” aberta após as fortes mobilizações que sacudiram o país, a presidente Dilma Rousseff recebeu representante de alguns povos indígenas.

A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) divulgou uma carta pública que foi entregue a Presidente.

“Somos totalmente contrários a quaisquer tentativas de modificação nos procedimentos de demarcação das terras indígenas atualmente patrocinados por setores de seu governo, principalmente a Casa Civil e Advocacia Geral da União (AGU), visando atender a pressão e interesses dos inimigos históricos dos nossos povos, invasores dos nossos territórios, hoje expressivamente representados pelo agronegócio, a bancada ruralista, as mineradoras, madeireiras, empreiteiras, entre outros.”, afirma trecho do documento que pode ser lido na íntegra AQUI.

Leia aqui no blog: A nova guarda pretoriana de Dilma Rousseff
Comentários
0 Comentários

0 comentários: