terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Consórcio construtor de Belo Monte divulga falsa informação sobre barramento do rio Xingu


Diferente do que o Consórcio Norte Energia, responsável pela construção de Belo Monte, informou no último dia 21 de dezembro , o barramento do Xingu pela ensecadeira de Pimental  não foi concluído nem está funcionando o sistema de transposição de embarcações, que deverá transportar os barcos de um lado ao outro da barragem.

Ensecadeira é uma barragem de pedras e terra, destinada a barrar provisoriamente o rio e mudar o seu percurso original para a construção da barragem definitiva e outras obras ligadas à hidrelétrica.

De acordo com relato de lideranças sociais e pescadores de Altamira, que estiveram no local nesta sexta, 28, “pudemos observar que nem as ensecadeiras estão concluídas, nem está funcionando o Sistema de Transposição de Embarcações (STE). Mais uma vez a NESA mentiu ao informar sobre o andamento das obras que estão ‘a todo vapor’, mas não tão adiantadas”.

Leia todo o relato AQUI.

Acompanhado de uma equipe de TV, o grupo constatou que “a ensecadeira atingiu a ilha de Serra, mas desta até a próxima ilha, onde estão construindo o sistema de Transposição de Embarcações, ainda não deu prosseguimento. Neste canal natural entre as duas ilhas e no próximo canal até a margem direita, o Xingu ainda corre livremente. Também tentamos utilizar o Sistema de Transposição de Embarcações com a nossa  voadeira, mas não foi possível colocá-la na pequena carreta acoplada a um trator de pneus para transpô-la até ao montante do STE, apesar de várias tentativas. Embora os funcionários terceirizados que atendem aos passageiros de embarcações não nos conhecessem, nos atenderam muito educadamente e tentaram insistentemente transpor nossa embarcação, não insistindo mais em virtude do risco de acidentes. Mas fomos transportados de Van até ao montante do STE para onde a voadeira deu a volta na ilha para nos apanhar”, relata o grupo.

Apesar da inveracidade da informação sobre o cumprimento do cronograma por parte da Norte Energia, na última sexta o BNDES liberou R$ 5,2 bilhões para Belo Monte, a despeito de constar em sua política sociaoambiental que o banco deve monitorar o cumprimento de condicionantes pelo projeto financiado. De acordo com um funcionário da Norte Energia que não quis se identificar, tanto o fechamento do rio quanto a conclusão do sistema de transposição devem ocorrer apenas por volta de junho de 2013.

*Com informações do Movimento Xingu Vivo
Comentários
0 Comentários

0 comentários: