O indígena Gilmar Alves da Silva, 40 anos, se dirigia à aldeia Pambú, povo Tumbalalá, município de Abaré, quando a moto que pilotava foi interceptada à força por um automóvel. Com o impacto, o corpo de Gilmar foi lançado ao chão de terra batida e alvejado por uma sequência de tiros. O assassinato ocorreu no final da tarde do último domingo, 3, e parte dessa história foi contada pelo próprio Gilmar, que ainda teve forças para chegar com sua motocicleta à aldeia; e lá morrer. O assassinato é o terceiro no país envolvendo indígenas, no raio de uma semana.
A Polícia
Militar conseguiu apreender o carro usado pelo que até o momento é o único
assassino apontado como autor do crime, e que está foragido e não teve o nome
revelado pelas autoridades. No veículo, os policiais encontraram um carregador
de arma calibre 380, no qual se encontravam cinco cartuchos intactos, além de
um cartucho calibre 38, intacto, e outras quatro cápsulas de mesmo calibre
(sinal de que os tiros foram desferidos), um revólver 38 e uma luneta para
tiros de precisão.
O carro e os
armamentos foram entregues para a Polícia Civil. As informações constam do
Boletim de Ocorrência lavrado. Gilmar Tumbalalá tinha 40 anos, quatro filhos e
uma esposa. O corpo do indígena foi enterrado na própria aldeia, na tarde desta
segunda-feira, 4, depois de passar por exame cadavérico no Instituo Médico
Legal (IML) de Paulo Afonso (BA). O laudo ainda não foi concluído, por isso
ainda não é possível apontar quantos tiros o indígena levou e em quais partes
do corpo. O Tumbalalá trabalhava como motorista da Saúde Indígena de seu povo,
portanto era bastante conhecido entre os integrantes da comunidade, no Sertão
baiano.
O local em que
o indígena foi emboscado fica dentro da terra indígena identificada como
tradicional pela Funai. Porém, o processo de demarcação está paralisado.
“Quando aconteceu, à tardinha, Gilmar vinha voltando do campeonato de futebol
que a Prefeitura (de Abaré) tinha promovido. Não temos notícia de que lá tenha
ocorrido uma briga, ou bebedeira, mas não tinha só índio lá não. Ele também não
tinha inimigos. A família e aldeia estão abaladas”, afirma Socorro Tumbalalá,
prima de Gilmar.
Ainda não é
possível afirmar que o assassinato tenha como motivação o conflito agrário, mas
o fato dele ter ocorrido dentro da terra indígena espantou a comunidade
Tumbalalá. A violência aconteceu e isso é incontestável. Porém, o contexto da
região é de tensão. Isso porque o projeto de uma pequena barragem que faz parte
do grande empreendimento da Transposição do Rio São Francisco poderá colocar
debaixo d´água parte do território Tumbalalá, já identificado pela Funai. Com
isso, os indígenas serão empurrados da margem do rio para o centro da terra.
Como os
indígenas praticam um modo de agricultura onde a terra é irrigada pelas cheias
do rio, a atividade será inviabilizada caso o povo seja obrigado a se deslocar
para o interior – área ritual, de terreiros e coletas de materiais
tradicionais. No entanto, não apenas a terra seca e sagrada espera a inchada
dos indígenas. Dezenas de agrovilas do Incra foram instaladas dentro do
território Tumbalalá. São famílias de pequenos agricultores expulsos de suas
terras pelas construções das barragens de Sobradinho e Itaparica, durante a ditadura
militar. No território indígena, esses homens e mulheres sertanejos foram
reassentados pelas mãos do Estado.
“Os
Tumbalalá vivem numa área difícil, de conflitos fundiários instalados. Com o
projeto da Transposição, tudo ficou pior. Se essas barragens saírem, os
Tumbalalá terão profundas dificuldades alimentares, por exemplo. A outra parte
agriculturável do território tradicional está ocupado justamente pelas
agrovilas. Os indígenas, então, passam a ser uma ‘ameaça’ permanente a esses
agricultores, estando dentro do próprio território tradicional. A morte de
Gilmar precisa ser investigada pela Polícia Federal, o contexto exige isso”,
pontua o professor de Direito e ex-assessor jurídico do Cimi, Sandro Henrique
Calheiros Lôbo.
Fonte: Cimi via Combate ao Racismo Ambiental