terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aldeia Teles Pires: relatório de comissão aponta excessos


Comissão de indígenas e vereadores de Jacareacanga publica relatório sobre o resultado da Operação Eldorado, ação que resultou em confronto entre indígenas e polícia federal.
Segundo o relatório fechado pela Comissão Especial de Justiça, montada na Câmara de Vereadores de Jacareacanga, houve excesso por parte do grupo de aproximadamente trinta e cinco policiais federais que participaram da ação da Operação Eldorado na aldeia Teles Pires, na divisa do Pará com o Mato Grosso.
Depois de acalmados os ânimos e instaurado inquérito para apurar responsabilidades e as circunstâncias do conflito, existem pontos divergentes entre os relatórios apresentados pelos indígenas e polícia federal, que argumentou ter tentado, por mais de cinco vezes, abordar pacificamente a aldeia.
A resistência dos indígenas aconteceu no momento em que foi explodida uma balsa ancorada em frente à aldeia. Depois do confronto que resultou na morte de Adenilson Crixi Munduruku, 32vanos de idade e pais de dois filhos, ainda foram detidos: Valdir Warô, Agnaldo Kabá, Joílson Sousa, Valdison Ferreira, Eliano Waro, Adonias Kirixi, Aldivino Yoto, Jonílson Waro, Marcelo Kamassuri, Adriel Kirixi, Danilo Kirixi, Severino Kirixi, Edson Kabá e Zezito Warô.
Ficaram feridos no confronto os indígenas Eurico Kirixi, Edivaldo Barô e Severino Kirixi, este último em estado grave. Na sexta-feira passada, depois de instaurado inquérito pela polícia federal, a Operação Eldorado foi suspensa por tempo indeterminado.
Veja o vídeo que mostra exatamente o momento da chegada da polícia federal:
Fonte: Blog Tapajós em Foco
Comentários
0 Comentários

0 comentários: