sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como extração ilegal de madeira na Amazônia do Brasil vira 'legal'


Por Sue Branford*

O desmatamento na Amazônia brasileira chegou a sua menor taxa desde 1988, em parte graças ao melhor monitoramento de atividades irregulares. No entanto, apesar da implementação de medidas mais duras, madeireiros ilegais ainda conseguem extrair madeira da selva e vendê-la como se fosse legal, apontam moradores locais.
O jovem agricultor Fábio Lourenço de Souza mora em um assentamento conhecido como PDS Esperança, no vale do Xingu, no Pará. Apesar de viver em uma região rica em madeira tropical, ele, bem como a maioria das 300 famílias do assentamento, tenta manter distância de madeireiros.
"Não faz sentido para nós começar a extrair a madeira de nosso assentamento", diz Fábio, que interrompeu a construção de uma nova casa de madeira para conversar com a BBC. "As empresas madeireiras não nos pagariam o suficiente, e isso destruiria a floresta. E precisamos dela para o futuro de nossas crianças." Ele prefere dedicar-se ao plantio de cacau.
*Leia tudo na matéria How illegal logging in Brazil's Amazon turns 'legal'  no sítio da BBC (com ferramenta de tradução).


A versão traduzida da matéria foi reproduzida pelo sítio do jornal O Estado de São Paulo e pode ser lido AQUI.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: