sexta-feira, 13 de julho de 2012

Espanha: Mineiros chegam à Madrid


Na madrugada desta quarta-feira, 11 de julho, milhares de mineiros em greve chegaram à Praça Puerta del Sol em Madrid, após uma marcha. A manifestação teve forte adesão de outras categorias de trabalhadores.

Um clima de grande comoção tomou conta da capital do Estado Espanhol com a presença dos lutadores que vieram de várias partes das nações e se unificaram num ato contra os  cortes por parte do governo ao setor e também contra a retirada de direitos do conjunto de trabalhadores.

Além disso, os manifestantes discordam do corte de 63% de  subsídios para empresas de mineração de carvão, principais contribuintes para o mercado de energia espanhol. Os sindicatos dizem que o plano ameaça empregos e 30 mil mineiros podem ser demitidos.

Há duas semanas mineiros realizam uma  da caminhada que saiu de diversas localidades do país  e que tem o apoio de milhares de espanhóis.  O protesto é também contra  o plano de “austeridade” imposto pela união europeia que rebaixa salários e retira direitos.

Ao longo do dia, enquanto o parlamento aprovada mais medidas de ataques à direitos sociais, os trabalhadores se enfrentavam com a dura repressão de forças policiais que deixaram ao menos 76 feridos. 


Veja fotos e vídeos AQUI!
Comentários
0 Comentários

0 comentários: