domingo, 22 de novembro de 2015

Carta de apoio a gestão de Claudinei Chalito no Incra-SR30


Após a prisão do Sr. Barcelar Guerreiro Júnior, vivemos outro cenário na política fundiária local. Através da Operação Madeira Limpa da Polícia Federal para desmantelar uma quadrilha de exploração ilegal de madeira, foi feita a prisão do então superintendente da regional do INCRA no Oeste do Pará, ocorrida no dia 24 de agosto de 2015.

A notícia da prisão e exoneração de Bacelar, e o escancaramento da máfia que dominava o órgão fundiário, trouxe a promessa de novos ares para a política agrária no Oeste do Pará. Com a posse do novo superintendente, Sr. Claudinei Chalito, estamos vendo a restruturação, ainda que pequena, deste órgão sucateado e corrompido.

Uma das primeiras medidas de Chalito foi o reestabelecimento da Ouvidoria Agrária Regional. Tal ação era cobrada pelos movimentos sociais da região há anos. Em razão da atuação da nova gestão, servidores e servidoras do INCRA-SR30 estão sendo ameaçados por fazendeiros, políticos e madeireiros da região, que visam atender os interesses dos que exploram madeira de forma ilegal nas áreas de assentamento, e que ameaçam e perseguem trabalhadores rurais.

Nessa luta pela terra, considerando que não deixaremos de cobrar nossos direitos, nós, organizações da sociedade civil, defensores e defensoras de direitos humanos, nos solidarizamos com os servidores e servidoras do INCRA que foram ameaçados em decorrência de seus esforços e desempenho de suas funções.

Também apoiamos a permanência da atual gestão do INCRA sob coordenação do Sr. Claudinei Chalito, para que os compromissos com a reforma agrária sejam cumpridos.

Assinam:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém;
Comissão Pastoral da Terra Pará;
Movimento dos Atingidos por Barragens;
Terra de Direitos
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Prof. Eng. Agr. Carlos R. de Azevedo disse...

Chalito é um grande amigo. Sei de sua competência e ética. Força meu nobre amigo.