sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Rio Madeira: Mesmo com parecer contrário, Ibama autorizou instalação de Jirau e Santo Antônio


Estudos  do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que é o órgão de governo responsável para avaliar e aprovar o impacto ambiental e licenciamento ambiental, concluiu a análise do EIA RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) das hidrelétricas do rio Madeira em setembro de 2006. Em março de 2007, oito especialistas do IBAMA emitiram um parecer técnico, que mostrou a inadequação do EIA e recomendou a elaboração de um novo, mais amplo e que incluía o impacto transfronteiriço em território boliviano.
No entanto, logo após a publicação deste relatório, mudou a administração do IBAMA e em julho de 2007, a nova administração concedeu licenças preliminares para as duas barragens, apesar das objeções de técnicos do IBAMA.
Técnicos e consultores bolivianos possuem provas técnicas de que a instalação das usinas de Jirau e Santo Antônio tem sido fator principal para o agravamento das enchentes na Bolívia, considerada uma dos maiores desastres naturais já vistos naquele país.

Fonte: +RO  www.maisro.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários: