sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

BNDES anuncia “apoio” de 404 milhões para complexo hidroviário privado Tapajós-Bacarena


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou em sua página na internet o “apoio” por meio de um empréstimo inicial de 404 milhões de reais para o grupo “Hidrovias do Brasil Vila do Conde S.A” para a construção de um terminal de uso privado na cidade de Barcarena, no Pará. 

O recurso representa 65% do valor total do investimento, que á parte do chamado “Projeto Grãos do Norte” com o objetivo de instalar um novo corredor de exportação denominado “Hidrovia Tapajós”, para escoamento da produção do centro-norte do País, como alternativa aos portos de Santos e Paranaguá, notadamente para a exportação de soja e milho, que possui forte expansão projetada para os próximos anos.

As empresas pretendem estabelecer um sistema logístico entre os municípios de Itaituba e Barcarena, por meio do rio Tapajós, no Estado do Pará. Além do terminal em Bacarena, esse sistema contará com a Estação de Transbordo de Carga em Miritituba (ETC no município de Itaituba) e uma frota de barcaças e empurradores (comboios fluviais) em construção em estaleiros da região. A construção da estação e a fabricação da frota também deverão ser apoiadas pelo BNDES.

Conforme o próprio BNDES, “a Hidrovias do Brasil Vila do Conde é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), subsidiária integral da Hidrovias do Brasil S.A., criada em 2010 pelo fundo P2 Brasil Infraestrutura, com o objetivo de atuar como provedor logístico independente com foco no transporte hidroviário", de commodities na América do Sul.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: