quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Greve se expande para mais categorias



A ameaça de corte de ponto, de substituição de servidores e a suspensão das mesas de negociação estão gerando um efeito inverso ao desejado pelo governo. Nenhuma categoria suspendeu a greve e deu a “trégua” pedida pelo governo.

Ao contrário disto, novas categorias entraram em movimento, algumas também em greve, outras em processo de mobilização:

Ministérios: adesão dos servidores dos Ministérios do Turismo, Esportes e do Ministério da Educação.  Em Brasília, além da greve de vários órgãos e autarquias (Incra, Funai, Funasa, Arquivo Nacional, Hospital das Forças Armadas, Dnit, DNPM) da base da Condsef, estão em greve ainda os ministérios da Justiça, Previdência, Saúde, Planejamento, Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional e Trabalho e Emprego.

Imprensa Oficial: Paralisação de 24h impediu a circulação do Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 02 de agosto. Como qualquer ato de governo só tem validade a partir do momento em que o mesmo é publicado no Diário Oficial, todas as decisões programadas para serem publicadas nesta quinta-feira só passarão a ter validade no início da noite, quando a paralisação for suspensa.

Judiciário: No dia do início do julgamento do mensalão, os servidores do judiciário realizam um dia nacional de paralisação. Há um indicativo de greve para os servidores do judiciário para 15 de agosto.

Polícia Federal: Policiais federais definem nesta sexta-feira, 03 de agosto, em assembleias locais sobre a entrada ou não em greve na próxima semana. O indicativo foi aprovado em encontro nacional da categoria. Em nota, a Federação Nacional dos Policiais Federais, afirma que as polícias de cada estado devem decidir as ações sobre a greve a partir de semana que vem. Ainda de acordo com a nota, os policiais devem realizar operações padrão nas fronteiras, aeroportos e portos. Na noite de quarta-feira, policiais e agentes administrativos protestaram em frente do palácio do planalto.

Área ambiental: Os servidores da área ambiental (Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente) realizaram uma carreata pela Esplanada dos Ministérios no dia 31 de julho. Em seguida, foi realizado protesto em frente ao Ministério do Planejamento. Exigem reestruturação de carreira e novo concurso público. 

Fiscais Agropecuários: Indicativo de greve para 06 de agosto. Na quarta reunião com o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, nesta quinta-feira, 2 de agosto, em Brasília (DF), ainda não houve a apresentação de uma contraproposta à pauta de reivindicações do Sindicato da categoria. O presidente da ANFFA Sindical, Wilson Sá informou que o sindicato fará uma greve de ocupação e que os fiscais não aceitarão que outros ocupem e façam o seu serviço.

As entidades do Fórum Nacional orientam duas semanas de mobilização
Nesta quarta-feira, representantes de onze entidades que integram o Fórum Nacional em defesa dos servidores e serviços públicos com categorias em greve e mobilizadas participaram de uma reunião na sede da Condsef, em Brasília. No encontro foram analisadas de forma muito positiva as últimas manifestações promovidas em todo o Brasil, incluindo o Dia Nacional de Luta desta terça-feira, 31/07, que levou milhares de servidores às ruas para cobrar a apresentação de propostas imediatas do governo Dilma às reivindicações do setor público.

O anúncio feito pelo Ministério do Planejamento de adiar a apresentação de respostas aos servidores apenas para a 2ª quinzena de agosto motivou ainda mais a luta. A greve deve continuar crescendo. Para reforçar ainda mais esse movimento de luta e cobrar do governo uma proposta que atenda às reivindicações dos servidores, as entidades aprovaram um novo calendário de atividades que prevê mais um Dia Nacional de Luta no dia 9 de agosto e outro grande acampamento em Brasília entre os dias 13 e 17 de agosto.

Novo calendário de mobilização:

09/agosto: atos conjuntos dos servidores pelos estados

13 a 17/agosto: Acampamento em Brasília dos servidores em greve

17/agosto: Marcha em Brasília

Comentários
0 Comentários

0 comentários: