quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ES: Prédio do Incra apresenta risco estrutural e servidores paralisam atividades



Prédios que abrigam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Espírito Santo apresentam risco estrutural e podem causar danos a integridade física, à vida e ao patrimônio de servidores e usuários. É o que afirma laudo feito pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do estado após uma inspeção em dezembro do ano passado, após o desabamento de parte do forro de um dos prédios. 

A precariedade da situação foi noticiada no jornal local Século Diário. Na matéria, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pronunciou-se afirmando que "não há condições humanas de trabalho" e que "o sucateamento da infraestrutura do Incra representa o descaso com que é tratada a questão da luta pela terra pelo Governo Federal".

o sítio do Sindicato dos Peritos Federais Agrários  (SindPFA) é dito que situação do local revela uma paulatina negligência e descaso da direção da Autarquia e da gestão local. “Os servidores relatam que ainda em novembro de 2013, o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, esteve na superintendência, quando presenciou e foi informado da precariedade das instalações dos 3 prédios que compõem a regional. Mas Guedes não se manifestou sobre o assunto”, afirma o Sindicato.

Prédios do Incra não tem padrão Fifa
A inspeção do local pela Defesa Civil após fortes chuvas que atingiram a cidade de Vila Velha, sede da Superintendência Regional, e todo o estado do Espírito santo. No local onde funcionavam as divisões de obtenção de terras e desenvolvimento de projetos de assentamentos, parte do teto veio abaixo, devido a problemas de infiltração e rachaduras. O incidente ocorreu num horário onde não havia funcionamento no prédio e ninguém ficou ferido.

Além disto, outros dois blocos, para onde foram remanejados os servidores da área atingida e onde já funcionavam outros setores do Incra, apresentam problemas similares como rachaduras, risco de incêndio devido à sobrecarga de energia e outros problemas de infraestrutura. A Defesa Civil enfatiza em laudo que o local está em péssimo estado de conservação, com a recomendação de que o mesmo seja reformado em caráter de urgência.

 “Devido a tais problemas na fiação elétrica, um empregado de uma empresa terceirizada que presta serviços ao Incra-ES veio a falecer em um acidente de trabalho por ocasião da manutenção dos equipamentos de ar condicionado. Ele estava a uma altura de dez metros, sobre uma escada, quando levou um choque e caiu. Estava sem qualquer equipamento de segurança”, informa o SindPFA.

Os servidores contam ainda que não há, nesse prédio, saídas de emergência que permitam a evacuação do pessoal em segurança. 

Servidores paralisam atividades
Diante da situação, os servidores protocolaram denúncia no Ministério Público do Trabalho e infomaram ao Superintendente local, José Cândido Rezende, pedindo esclarecimentos sobre as providências adotadas.


Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, Assembleia Geral Conjunta e deliberaram pela paralisação até que providências concretas e aceitáveis sejam tomadas pela direção do Incra. 


*As informações são do SindPFA,  Jornal Século Diário e fontes locais.

Veja abaixo mais fotos da situação da Superintendência:






*As informações são do SindPFA, Jornal Século Diário e fontes locais.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: