quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Deputado que chegou a ser preso vira vice-governador de Roraima

Paulo César Quartiero, produtor de arroz, foi eleito com Suely Campos

Por Evandro Éboli*

Deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR) foi eleito vice-governador de Roraima - Andre Coelho / O Globo
Famoso pela resistência que fez à demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, destruindo ponte e chegando a ser preso algumas vezes pela Polícia Federal, o produtor de arroz e deputado federal Paulo César Quartiero (DEM) acaba de se eleger vice-governador do estado. Numa coligação que, segundo ele, “não cabe numa Kombi”, com apenas três partidos, Quartiero é vice de Suely Campos (PP), que virou candidata com a condição de ficha-suja do marido Neudo Campos, que renunciou à candidatura. Eram apenas DEM, PP e PTB na coligação.

O grupo adversário, comandado pela família Jucá, contou com uma aliança de vinte partidos na coligação. Rodrigo Jucá, filho do senador Romero Jucá, era vice na chapa de Chico Rodrigues (PSB), atual governador. O arrozeiro foi alvo de críticas de ONGs durante a campanha, que o apontavam como contrário aos indígenas.

— Fui alvo da turma do PT no primeiro turno. Falaram muito que, se eleito, ia expulsar os índios, que sou contra demarcação, contra a política indigenista. Não falaram mentira não. Só que não tem como eu tirar as terras do índios. É tudo da União.

No segundo turno, porém, o PT, derrotado no primeiro turno com a candidata Angela Portela (PT), apoiou a chapa de Quartiero. Ele disse que o PT terá que suportá-lo. Sobre tentar uma revisão da demarcação de Raposa, Quartiero diz que, com a reeleição de Dilma, fica difícil.

— Com a vitória de Dilma temos que lutar para o Brasil não virar uma Venezuela. Bem ou mal, tivemos o apoio do PT. Mas é aquela história do sapo barbudo. O pessoal do PT vai ter que me engolir — disse Quartiero, que responde ações no STF.

Fonte: O Globo


Comentários
0 Comentários

0 comentários: