segunda-feira, 27 de abril de 2009

Chefão dos madeireiros quer a cabeça de Superintendente do Incra em Santarém

Tudo que é sólido se desmancha no ar. A frase do velho barbudo mais punk do mundo parece cair como uma luva no mais novo capítulo da relação governos petistas e madeireiros no Oeste do Pará.

Ontem o Jornal “O Liberal” publicou uma entrevista de Carlos Tremonte em que o presidente da “União das Entidades Florestais do Estado do Pará” (Uniflor), ou seja, dos madeireiros do Pará, abre guerra contra tudo e contra todos, e critica até a sua pupila, Ana Júlia Carepa.

Curiosamente, a entrevista esclarece as duas maiores polêmicas recentes deste blog: o que estaria por trás da pressão para a retirada do atual Superintendente do Incra de Santarém e a quem deveria servir os assentamentos criados nos últimos anos na região.

Leia abaixo dois trechos da entrevista:

De tempos em tempos, as entidades representativas da indústria da madeira do Pará criticam a morosidade dos órgãos ambientais e fundiários, especialmente na liberação de projetos de manejo e de reflorestamento. O senhor imagina por que isso acontece?
Má vontade. Os órgãos sempre são os maiores entraves para o setor e a ineficiência e a incompetência prevalecem, eles mesmos reconhecem isto. Mas acabou! Vamos dar um basta nesta situação vergonhosa. Cansamos de desculpas, até porque quem é bom em desculpa jamais será bom em outra coisa. O Incra tem no seu comando na Superintendência de Santarém uma pessoa que não gosta do Setor Florestal declaradamente, portanto ele dificulta tudo. Pasmem, o Incra de Santarém tem demorado em média oito meses para fornecer uma simples declaração de autenticidade de um título de 100 hectares. Isso é covardia, desonesto, boicote com o setor que tanto emprega. Nós não podemos mais depender de um funcionário público que não tem critério, bom senso e atua por ideologia. Pior quem paga o seu salário somos nós cidadãos, não vamos mais aceitar o boicote do Incra de Santarém, que precisa ter juízo e olhe que quem está falando é quem mais defendeu o Incra nestes cinco anos. Então falo com moral e conhecimento.

O uso legal de madeira de áreas de assentamentos já foi apresentado como uma alternativa ao setor produtivo? O próprio Governo sugeriu. Mas nada saiu do papel?
Tremonte - O Governo Federal nos empurrou para os projetos de assentamento e quando começamos a ter contato, descobrimos a miséria que vivem os assentados. O setor florestal poderia contribuir com a diminuição desta miséria, gerando emprego, propociando condições de vida dignas para esta gente. Se você for em um assentamento onde existe manejo florestal sério, vai perceber que os assentados têm qualidade de vida melhor e a floresta da área manejada preservada. Mas os assentamentos foram embargados por falta de licenciamento ambiental e é um absurdo que o processo de licenciamento esteja parado na Sema há mais de dois anos. Peço ao senhor Valmir Ortega para começar imediatamente a licenciar estes projetos, prestigiando o trabalho sério. É necessário que a Sema conheça os projetos sérios e pare com esta enrolação. Estamos cansados de ser empurrados com a barriga. Valmir Ortega, você é inteligente, não se deixe levar por pessoas mal intencionadas, libere urgente os projetos de assentamentos bem feitos que estão em sua mesa.


Leia tudo: Madeireiros abrem guerra contra governadora
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu não falei que era o Tremonte o nome a assumir o Incra.

Volta logo madeireiras!

Anônimo disse...

Se o próximo super não for o Tremonte, vai ser indicado por ele.

Arnaldo José disse...

Sera que não seria algum pesquisador indicado pela ALCOA????

agora falando sério

_Não importa quem vai entrar, a política vai ser a mesma, senão o cabra sai fora, se não alinhar com a Democracia madeireira o cabra sai.
Aqui em minas sai um entra outro pau mandado do PT, sempre fazendo mais do mesmo, quer dizer, nada

Ainda mais com 41% dos recursos cortados pra bancar o FMI, do meio do ano em diante os assentados ficarão a Deus dará e, se tudo der certo, rumo a revolta! tomara que esta não demore...

Este erro, de alguns movimentos, de achar que mudando o superintendente vai alterar profundamente algo é que é triste...

Saudações aos amigos

PS: relembro q estou junto com o Samuca em sua campanha!!! E para higa me hoi!!!!!!!

Anônimo disse...

A campanha do samuca, assim como todo o setor de engenharia da SR-30, tem sido DAR O APOIO NECESSÁRIO para que o "CURSO DO DAGO" atinja seus objetivos.

Como "ENGENHEI ELÉTRICO", o samuca tem se responsabilizado por ensinar COMO FAZER O FIO TERRA SEM SENTIR DOR do curso...esta é a campanha do samuca no momento. alguem mais quer o ajudar "nessa campanha"?

Tremonte disse...

Quando eu assumir a SR30 a esquerda sabotadora sofrerá as consequências. Cartinha vai ser pouco. kkkkkkk

Anônimo disse...

Basta o INCRA cumprir a legislação em vigor que tudo anda, agora colocar ideais políticos em pratica aí tudo emperra. Muito mais se o servidor for de visão curta e centralizador.

Anônimo disse...

Acrescente: sem experiência de Amazônia.

Anônimo disse...

Caros amigos,

Informo que OS FUNCIONÁRIOS DE VISÃO CURTA já foram todos TRANSFERIDOS de Santarém. Um foi para a Paraiba, outro para Marabá e um terceiro para Rurópois. Um quarto funcionário que não estava enxergando bem fez recentemente uma cirurgia de catarata e já está com a VISÃO ÓTIMA.

Quanto a EXPERIÊNCIA DE AMAZÔNIA, os mais EXPERIENTES foram PRESOS pela FAROESTE e DEMITIDOS. Os demais EXPERIENTES estão muito ocupados dando explicações ao MPF, PF e mais alguns orgãos da justiça, por usarem da EXPERIÊNCIA para ROUBAR terra pública e apoiar GRILEIROS do "NAIPE" da MADESA, ULBRA, MASSABOR, CASAGRANTE, PENA entre outros.

Estes EXPERIENTES DA AMAZÔNIA estão aguardando a TERCEIRA LISTA do MPF que ainda apura a FAROESTE.

"E VIVA A EXPERIÊNCA"

Anônimo disse...

Vejo ainda, muitos burocráticos e sem conhecimento nenhum de nada e que aqui sai disparando m.... pra tudo que é lado, como o anônimo acima. Estes, nem deveriam ter entrado no serviço publico federal. Poderiam ate então, divulgar quantos Projetos Quilombolas, de Assentamentos, Desapropriações, entre outras atividades do INCRA na região realizaram ate o momento. Só t em garganta e fazem muita fumaça, isto é experiencia? Então, viivaa.

Arnaldo José disse...

De que vale a esperiência se é usado para propriação do patrimônio a união??
Pelo que sei, os "seméxperiência" não devem nada a ninguém. Não estavam com a cara na janela ou a bunda na goteira pedindo vaga no incra. Foram aprovados num concurso público, ou contrário do super-pilantra que andava por lá indicado pelas madeireiras.

De que vale essa demagogia barata... falando que quem emperra a pseudo-reforma agrária de lula, que na verdade é uma porcaria de política de distribuição de terras que favore o agronegócio nos 4 cantos do país, são servidores radicais de extrema esquerda.

Ou é esquerda ou não é. COnciliou com a burguesia é de direita. Só cedem alguma mixaria para os trabalhadores para atenuar as pressões sociais. Entretanto qd aperta o cerco quem sofre são os mais explorado, desde sempre.
O exemplo mais claro disso é o governo emprestando dinheiro pra Antonio Erminio de Morais (O fiquem calmos não é o malcadeza) comprar a Aracruz que ele mesmo ajudou a falir. Isto pq pegaram grana da empresa pra especular em wall street.
Enquanto milhares de trabalhadores ficam desempregados e acampados ou largados nos assentamentos, o pt banca as aventuras especulativas dos grande empresariado, além de liberar 83bilhões pros plantadores de soja, cana, milho e gado. Enquanto que o incra tem 0,5% deste recurso. Pra quem o pt govena então????
E ainda ficam falando asneiras como esta acima.



PS: a campanha do samuca que me referi é outra, nada a ver com o trago. A referida campanha é de deslegitimação dos "perigos federais". No que "toca" o trago, sic, deixa o povo dele saber pro ce ver se ele não vai apanhar
rs

Aliás, viva a Faroeste! ! !

Em defesa dos bons costumes disse...

É lamentável ver o nível em que os comentários chegaram. O que afinal estão comentando?? Inúmeras ofensas evasivas e aleatrórias!! Ofender os experientes, sem considerar os incentivos q recebiam do próprio estado opressor e corrupto?? É sacanagem!! E os novatos? Sem experiencia?? Mas pra executar a missão da SR-30, quanto mais inexperiente melhor. E o samuca e o dago oq que tem a ver com: "chefão dos madeireiros quer a cabeça de Superintendente do Incra em Santarém"??? Vamos primar pelo nível, né gente?!?!?! Abaixo a baixaria, JÁ!!!