segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dilma cria 3 Resex marinhas no Pará


Pela primeira vez desde quando assumiu o governo federal em 2011, a presidente Dilma Rousseff criou nesta segunda-feira, 13 de outubro, unidades de conservação na Amazônia. Trata-se de três reservas extrativistas marinhas no litoral paraense, cujos decretos de criação foram publicados em Diário Oficial da União:

1) Reserva extrativista marinha Mocapajuba, no município de São Caetano de Odivelas com aproximadamente 21.029 hectares;
2) Reserva extrativista marinha Mestre Lucindo, no município de Marapanim, com aproximadamente 26.465 hectares;
3) Reserva extrativista marinha Cuinarana, no município de Magalhães Barata, com aproximadamente 11.037 hectares.

Além da criação das três Resex,  Dilma ampliou a reserva extrativista marinha de Araí-Peroba, no município paraense de Augusto Corrêa, que teve acrescida a sua área 50.555 hectares.

Resex é uma unidade de conservação de uso sustentável e de domínio público, a ser utilizada por populações tradicionais que dela fazem uso, assegurando assim os meios da vida e a cultura dessas populações e o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas. Contudo, os decretos de criação das Resex por Dilma excluiu várias áreas do interior dos perímetros, livrando assim estas áreas da desapropriação.

Em 2012, por meio de uma medida provisória, Dilma Rousseff reduziu várias unidades de conservação na Amazônia Legal para viabilizar projetos hidrelétricos. A Procuradoria Geral da República entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4717)  que tramita no Supremo Tribunal Federal contra a medida. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: