quinta-feira, 7 de abril de 2016

Ibama embarga área desmatada no assentamento Corta Corda

Sancler Viana
Presidente da Associação da União Corta Corda foi multado em R$ 795 mil. Área desmatada é de 158,79 hectares; ocupantes tem 30 dias para sair.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por meio da operação “Onda Verde”, embargou uma área de 158,79 hectares no Projeto de Assentamento Corta Corda, localizado na região da Rodovia estadual Curuá-Una (PA-370), em Santarém, oeste do Pará, e multou em R$ 795 mil o presidente da associação União Corta Corda, por crime ambiental.

O local estava sendo invadido, loteado e desmatado por um grupo vinculado a esta associação. O Ibama deu um prazo de 30 dias para que os ocupantes saiam da área, caso eles se recusem, serão multados por descumprimento de embargo e terão os bens presentes no local apreendidos.

O Ibama constatou que a associação de moradores não é composta por verdadeiros moradores e serve como fachada para negociação de lotes dentro e fora da área do assentamento, sem anuência ou autorização da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém.

Acordo com o Ibama
No ano de 2014, o presidente da associação se comprometeu, junto ao Ibama, a parar com os desmatamentos até que o Incra regularizasse a situação dos assentamentos. No entanto, nos anos seguintes, foi observado que as invasões e os desmatamentos continuam, fomentados pelo presidente da Associação União Corta Corda.


Operação Onda Verde
A Operação Onda Verde atua em pontos estratégicos para coibir a ação de infratores e responsáveis por crimes ambientais.

Para combater o desmatamento, a operação conta com veículos adaptados ao solo amazônico e equipe de peritos no sensoriamento remoto, que decodifica as imagens que chegam dos satélites e aponta os alvos a serem vistoriados, garantindo mais rapidez às operações.

Fonte: G1 (foto ao alto não incluída na matéria original).
Comentários
0 Comentários

0 comentários: