quinta-feira, 1 de abril de 2010

O mapa da mina: Ibama, PF e ICMBio apreendem mais de 40 mil m³ de madeira ilegal na Resex Renascer

No dia 29/03, em sobrevôo sobre a Reserva Extrativista Renascer, no município de Prainha/PA, equipes do Ibama, da Policia Federal e do ICMBio que estão em atividade de auditoria em projeto de manejo dentro da Resex localizaram pátios ilegais de estocagem de madeira que, por estimativa dos agentes, deve chegar a volumes superiores a 40 mil m³ de madeira em tora explorada de forma ilegal.

A madeira se encontrava estocada em explanadas fora do projeto de manejo e em área que, segundo informações do ICMBio, não possui detentor. A única maneira de escoar o produto é de balsa, por rio. As equipes ainda não chegaram ao local por terra pois a comunidade local cortou varias árvores nas estradas de acesso, o que deve fazer com que a remoção dure dois dias. Há suspeitas de que haja maquinário escondido no local.

De comum acordo com o ICMBio, a Operação Arco de Fogo será deslocada do município de Uruará para a região de Prainha, uma vez que a prioridade agora passa a ser a quantificação da madeira para que seja finalizada a apreensão e identificados os responsáveis.

Fonte: IBAMA Santarém
Comentários
0 Comentários

0 comentários: