domingo, 4 de abril de 2010

Servidores do Ibama, SFB, ICMBio e MMA caminham para greve


Das diversas categorias do serviço público federal que estão mobilizadas contra as intransigências do governo em abrir ou avançar nos processos de negociação, os servidores da área ambiental é que estão mais avançados para uma paralisação nacional por tempo indeterminado.

Em Plenária Nacional realizada nos dias 29 e 30 de março, servidores de 18 estados do país aprovaram indicativo de greve para o dia 06 de abril, a ser confirmado em Assembléias locais nos estados no dia 05. Devem aderir à paralisação os servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Para a categoria, o governo não apresenta aos servidores da área ambiental melhores incentivos diante das grandes demandas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de desafios como a redução do desmatamento na Amazônia e administração de unidades de conservação. Durante a greve, os servidores do Ibama ameaçam denunciar ao Ministério Público Federal qualquer tentativa da Presidência de atropelar o encaminhamento de licenças ambientais.

Os servidores lutam pela reestruturação de várias carreiras que compõem a estrutura dos órgãos, com ganhos salariais.

Com pautas semelhantes também estão os servidores do INCRA, Ministério da Cultura e seus órgãos, Ministério do Trabalho, FUNAI, Funasa, INPE e FNDE.

A Condesf (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) indica o dia 13 de abril como indicativo de greve para os servidores desses órgãos,
Comentários
0 Comentários

0 comentários: