terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“O que vimos foi aterrorizador”, afirma deputado após visita a casas noturnas na região da hidrelétrica de Belo Monte


Os deputados federais Arnaldo Jordy (PPS/PA) e José Augusto Maia (PTB/PE), que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil , estiveram na região onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

“A avaliação preliminar que pode ser feita é que o tráfico de pessoas está caracterizado de fato. Mas precisamos ainda buscar esclarecimentos com a Norte Energia e o CCBM porque não acreditamos que eles ignorem uma situação grave como essa ou pior, que isso esteja acontecendo tendo a conivência deles”, esclareceu Jordy.

Ainda segundo Jordy, após a audiência pública realizada na câmara municipal de Altamira, no sudoeste paraense na manhã da última segunda-feira (26), os deputados visitaram, pela tarde, as instalações do canteiro de obras de Belo Monte e lá constataram a existência de uma boate. “O que vimos foi aterrador: quartos que eram verdadeiros cubículos sem janelas, um calor infernal, portas com fechaduras que abriam apenas pelo lado de fora, condições inóspitas e totalmente degradantes para a vida humana”, revelou o deputado.



Os deputados ouviram ainda os depoimentos das quatro pessoas que foram presas suspeitas de integrar uma rede de exploração sexual, trabalho escravo e tráfico humano no estado do Pará. Os depoimentos foram colhidos na noite da última segunda-feira (25) na sede da Delegacia Geral de Polícia, em Belém, pelos parlamentares e pela delegada-geral adjunta Christiane Lobato, e Simone Edoron, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis, da Polícia Civil.

“Foram quatro horas de depoimentos gravados. E o que podemos adiantar até agora é que as informações são totalmente contraditórias, não condizem com o teor do que foi denunciado pelas vítimas. Nós precisamos analisar esse material com calma.”, disse o deputado Arnaldo Jordy..

De acordo com o parlamentar, o próximo passo da CPI será, a partir das informações prestadas pelos presos, consultar os outros membros da comissão para avançar no processo de investigação, ouvir os esclarecimentos da Norte Energia e do Consórcio Construtor Belo Monte, para ao final, pedir o indiciamento de todos os envolvidos no caso.

O Consórcio Construtor de Belo Monte em nota disse que o imóvel citado pelos parlamentares funcionaria em uma chácara na zona rural daquele município, em terreno particular de propriedade desconhecida e distante cerca de 20 km do canteiro de obras mais próximo.

Ainda de acordo com a nota, nenhuma das áreas localizadas no perímetro mencionado seria de titularidade da Norte Energia e, portanto, de sua responsabilidade. A Norte Energia só seria responsável pelas áreas efetivamente adquiridas.

*Com informações do G1 Pará. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários: