segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MPF recebe denúncia de espionagem contra movimentos sociais e sindicais em Belo Monte


O Ministério Público Federal recebeu denúncia de que o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) organizou esquema de espionagem contra movimentos sociais e sindicais que se opõem à construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

A reclamação foi encaminhada pelo Movimento Xingu Vivo, que flagrou um empregado do consórcio infiltrado na reunião de planejamento realizada neste domingo, 24, gravando o encontro com uma caneta espiã. Questionado, ele se disse arrependido e concordou em gravar o depoimento em vídeo detalhando sua atuação. Além disso, apresentou crachá e carteira profissional na qual consta o registro da empresa, que foram fotografados pelos integrantes do grupo.

Leia aqui a íntegra da reclamação

A procuradora Thais Santi Cardoso da Silva, acionada pelo advogado do Xingu Vivo, Marco Apolo Santana Leão, diz que ainda não foi decidido o encaminhamento que será dado ao caso, mas manifesta preocupação sobre a gravidade do que foi relatado. “Os movimentos sociais têm todo direito de reivindicar [a interrupção da obra] e essa atitude é extremamente preocupante”, afirma a procuradora em matéria da Repórter Brasil. O empregado do CCBM se declarou arrependido e chegou a concordar na noite de domingo, 24, em prestar depoimento ao MPF.

Após gravarem o vídeo com o relato, representantes do movimento chegaram a acompanhá-lo a sua casa, onde apresentou registro profissional comprovando ser empregado do consórcio e confirmou que faria a denúncia ao MPF, voltando atrás em seguida.


Infiltração para demissão e infiltração de trabalhadores
Em sua denúncia, o empregado do consórcio diz ter começado a atuar como agente infiltrado no segundo semestre do ano passado em canteiros de obra para identificar lideranças operárias, de modo a desmobilizar novas greves.
O agente acredita que o trabalho que realizou desde então foi decisivo para a prisão dos cinco acusados de terem comandado a última revolta de trabalhadores nos canteiros de Belo Monte, ocorrida em novembro do ano passado, e na demissão de cerca de 80 trabalhadores.
Consórcio nega
A assessoria de imprensa do consórcio enviou a seguinte nota no começo da tarde desta segunda-feira, 25 de fevereiro, ao sítio da Repórter Brasil: “O Consórcio Construtor Belo Monte, que até o momento não foi informado sobre o suposto fato, não tem como prática o envio de observadores a eventos promovidos por outros órgãos ou instituições”.

Sítio do Movimento Xingu Vivo sai do ar
Logo após a denúncia de espionagem, o sítio do Movimento Xingu Vivo saiu do ar.  No início da noite desta segunda, a página do movimento na internet foi restabelecida. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários: