Nos dias 26 e 27 de fevereiro, representações de base participaram de plenárias para debater a situação. Realizou-se uma Plenária Setorial da Condsef com os servidores do Incra e uma Plenária Nacional da Condsef com o conjunto de categorias. A colega Marina Koçouski, da Assincra-SP, esteve nas plenárias e produziu um relato:
“O diretor da Condsef Sergio Ronaldo esteve presente no final da manhã e no final da tarde, pois estava intercalando com a reunião do CDE. Disse que a mesa de negociação do governo com o Incra, do dia 2 de março, tinha sido desmarcada, assim como as do Dnit, SPU, ministérios da Cultura, Agricultura, PCCTM, PECFAZ, INPI e Inmetro. Entretanto, ficaram mantidas as mesas com Ibama, Inep, FNDE, AGU, PST e MTE. Disse que para 2010 o governo garantiu apenas o que já está previsto na Lei. Disse que existe alguma sinalização para 2011, mas nada que aponte para os GTs em andamento. Disse que na reestruturação de carreira do Incra, o governo sinaliza apenas para as gratificações de qualificação e titulação. Disse que o governo, por outro lado, sinalizou que só estará implementando aquilo que não representar incremento larial (...)” Clique aqui para ler o relatório completo.
A suspensão das negociações neste momento compromete o já lento processo de negociação, que se arrasta a três anos. Com o ano eleitoral, qualquer reajuste salarial só será possível até junho, com implicações também para o orçamento do ano que vem.
Neste sentido, as plenárias sinalizaram com o seguinte calendário de mobilização:
10/03 – paralisação de 24 horas;
17/03 – Ato público em BSB;
18/03 – Plenária Nacional da Condsef;
19/03 – Reunião do CDE
23/03 – paralisação de 24 horas;
1º/04 – Ato da Mentira;
5/04 – Indicativo de Greve Geral das categorias
A Assinagro (Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra), em assembléias gerais realizadas nos últimos dias também sinalizou para o processo de mobilização, com paralisação de hoje (8 de março) até a quarta-feira.
Hoje, no primeiro dia de mobilização, os servidores integrantes da carreira “Perito Federal Agrário” paralisaram as atividades em 23 das 30 superintendências regionais, além da sede do órgão em Brasília.
Em Brasília, ocorreu uma mobilização com a participação de agrônomos da Sede, SR-28, Terra Legal e SR-04/ Goiás, com uma manifestação durante a comemoração ao dia da mulher no auditório do Incra utilizando faixas e cartazes. No evento estavam presentes, o presidente do Incra e alguns diretores. Como resultado da manifestação, ficou agendada uma reunião com o Rolf Hackbart, presidente do Incra.
Além da suspensão das negociações, o MPOG insinuou que não sentaria para negociar com associações, caso da Assinagro, discutindo apenas com sindicatos e confederações.
A reestruturação das carreiras é item constante dos acordos fechados na greve de 2007.
*Com informações da Assincra-SP, Condsef e Assinagro.
Veja algumas fotos do primeiro dia de paralisação dos Engenheiros Agrônomos hoje em Santarém:
A mobilização durante a manhã incluiu a realizaçaõ de uma Assembléia Geral