terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Alô criançada, o Ibama voltou!


Em três pontos críticos de atuação de madeireiras ilegais e outros ilícitos ambientais no Oeste do Pará, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) desembarca nos próximos dias como parte da chamada operação “Onda Verde” para combater ao desmatamento ilegal.

Ao contrário de outras regiões na Amazônia, o desmatamento no Oeste do Pará tem crescido nos últimos anos, especialmente na região da BR-163 e Transamazônica, onde grandes obras de infraestrutura como o asfaltamento de rodovias e a construção de barragens se juntam as ações de regularização fundiária executadas pelo programa Terra Legal e à redução de unidades de conservação, ações estas promovidas pelo governo federal.

Com ajuda de homens da Força Nacional e com reforço de servidores de outros estados, o Ibama, que foi desmantelado pelo governo federal em toda a região, deverá instalar bases nos municípios de Anapu, Uruará e Novo Progresso e reforçar as ações de fiscalização nos municípios vizinhos a estes.

No caso de Novo Progresso e na região do distrito de Castelo dos Sonhos, no município vizinho de Altamira, o desmatamento bateu todos os recordes em 2012, sendo a região que mais abateu floresta em todo o país.

Para se ter uma ideia, somente no final de novembro de 2012 o Ibama embargou uma área onde ocorrera meses antes o maior desmatamento contínuo e ilegal já registrado pelo órgão, nada mais, nada menos do 12.800 hectares de floresta. Coincidência ou não, a área havia sido desafetada em 2003, da Terra Indígena Baú, por despacho do então Ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos.

Mapa: Imazon
Comentários
0 Comentários

0 comentários: