quarta-feira, 14 de abril de 2010

25 anos sem irmã Adelaide!

Hoje, 14 de abril de 2010, fazem 25 anos que em Eldorado do Carajás um tiro certeiro teve a intenção de calar a voz de Irmã Adelaide Molinari.Nasceu no dia 2 de fevereiro de 1938, na cidade de Garibaldi, Rio Grande do Sul. Mudou-se, ainda pequena, com sua família, para Palmeira das Missões.

Como irmã, fez parte da Carisma da Congregação e se dispôs a trabalhar nas Missões no Pará. No dia 8 de abril de 1983 chegou em Eldorado dos Carajás com mais duas irmãs. O delegado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá, Arnaldo Delcidio Ferreira, era alvo de ameaças de vários fazendeiros.

No dia 14 de abril de 1985, Arnaldo foi ao encontro de Irmã Adelaide, que havia cumprido sua missão no Pará e estava na rodoviária de Eldorado de partida para Curionópolis, se despedir. Enquanto conversavam, em meio a muita gente, um pistoleiro disparou um tiro contra ele. A bala atravessou o tórax de Arnaldo e atingiu a irmã no pescoço. Adelaide não resistiu e morreu. Arnaldo passou por uma cirurgia e se recuperou.

As suspeitas de quem teria dado o tiro caem sobre José Pereira Nóbrega, o “Marinheiro”, e sobre alguns fazendeiros da região que acabaram conseguindo anular as acusações junto à Polícia Federal. Marinheiro foi posto em liberdade por falta de provas de seu envolvimento no caso.


Fontes: Blog Contraponto & Reflexão e CPT
Comentários
0 Comentários

0 comentários: