quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Altamira em Belo Monte e Bye, Bye Brasil


Com uma excelente estética gráfica e fazendo matérias com profundidade rara para a grande imprensa brasileira, o sítio do jornal Folha de São Paulo e o portal G1 (da Globo) produziram dois especiais com foco nas transformações numa parte da Amazônia: a região de Altamira, no Pará.



O G1, por meio de uma viagem de 35 dias do jornalista Glauco Araújo e do repórter cinematográfico Luciano Cury, refez a rota da Caravana Rolidei, dos artistas mambembes do filme “Bye, bye Brasil”, de Cacá Diegues.

Sucesso em 1980, o filme mostrou a ‘modernidade’ chegando ao sertão nordestino e a floresta amazônica no final dos anos 1970 por meio das antenas de TV que sepultava a carreira dos próprios artistas. 35 anos depois do filme, a série do G1 percorre essa parte do Brasil, chegando novamente à Transamazônica e à Altamira, no Pará.

O Especial do G1 trás vídeos, fotografias, mapas, entrevistas e textos interativos e podem ser vistos AQUI.

Já a Folha de São Paulo trouxe na semana passada o especial “Tudo sobre a batalha de Belo Monte”  produzido por 5 jornalistas que passaram 3 semanas na região da maior obra de infraestrutura em curso no país.


 

O material apresenta uma radiografia da obra, dos trabalhadores da mesma e da população e meio ambiente impactados na bacia do rio Xingu. São dezenas de fotografias, vídeos, gráficos e textos .
Comentários
0 Comentários

0 comentários: