terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MS: Justiça Federal suspende reintegração de posse em terra indígena de Japorã

O Tribunal Regional Federal de 3º Região, por meio de seu presidente, desembargador Newton De Lucca, suspendeu, nesta terça-feira (17), a liminar de reintegração de posse da fazenda Chaparral, uma das propriedades que incidem sobre a Terra Indígena Yvy Katu, em Japorã, distante 484 quilômetros de Campo Grande.

Há recursos ainda para serem julgados referentes à reintegração de posse das fazendas São Jorge (antigo Agrolac), da Remanso Guasu e propriedades menores da região, onde incidem 14 propriedades rurais. A terra foi declarada com indígena em 2005.

Atualmente, cerca de 4500 índios da etnia Guarani Ñandeva ocupam a região. Há quatro dias, eles iniciaram um ritual religioso de “despedida da vida na terra” para resistir à reintegração de posse prevista para se executada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (18).

O despejo dos índios foi requerido pela juíza da 1° Vara da Justiça Federal de Naviraí e a suspensão foi solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), nesta segunda-feira (16).

Fonte: Midia Max
Comentários
0 Comentários

0 comentários: