quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cai Seixas Lourenço, o “eterno” interventor do MEC na Ufopa

Fotografia: Ronilson Santos
Teria renunciado nesta quarta, 04 de dezembro, o reitor pro-tempore infinitum da Universidade Federal do Oeste do Pará, José de Seixas Lourenço. Seixas foi nomeado pelo Ministério da Educação (MEC) logo quando a Ufopa foi criada, em novembro 2009, durante o programa de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior do governo Lula.

Apesar da condição de reitor interino, Seixas, que é professor e também ex-reitor da Universidade Federal do Pará, protelou a sua gestão por quatro anos, apesar de enfrentar forte pressão interna para realização de eleições internas e democratização da Universidade. Também denúncias de irregularidades,  perseguições políticas e acadêmicas foram marcas de sua administração, além da imposição de um polêmico modelo acadêmico que privilegia a competição interna entre estudantes para acessar os cursos da Universidade, além de condições precárias de funcionamento


Em 2011, em meio a uma das diversas crises de gestão, a então vice-reitora, também nomeada, Raimunda Monteiro, renunciou ao cargo. Monteiro, acabou sendo a mais votada em eleição interna ocorrida no mês passado, numa disputa com o pró-reitor e aliado mais fiel de Seixas, Aldo Queiroz, que é do PSDB.


Acusado de protelar a homologação do resultado ao não convocar o Conselho Universitário que encaminhará o nome de Raimunda Monteiro para o MEC, Seixas enfrentou duas paralisações das 3 categorias da Universidade na última semana. Para tentar esvaziar o movimento, decretou ponto facultativo e bloqueou o acesso às dependências de um hotel alugado, onde funciona o maior “campus” da Ufopa.

Raimunda Monteiro, Aldo Queiroz, Seixas Lourenço  e Cia. já comeram do mesmo bolo, mas agora  é “meu pirão primeiro”
Segundo os informes iniciais, Seixas estaria justificando a sua renúncia às “pressões” recebidas do Ministério da Educação e de parlamentares do Partido dos Trabalhadores, do qual Raimunda Monteiro faz parte, para homologar "logo" o resultado das eleições. Talvez Seixas contasse que o aumento da expectativa média de vida do brasileiro favorecesse a sua permanência à frente da Ufopa por mais algumas décadas.


ATUALIZANDO A NOTÍCIA (05 de dezembro, 18:45h)

Nesta quinta-feira, 05 de dezembro, a renúncia de Seixas Lourenço foi confirmada. O ME C nomeou, na condição de pro tempore, a professora Raimunda Monteiro até que seu nome seja homologado de forma definitiva.

Leia aqui: Raimunda Monteiro assume reitoria pro tempore da Ufopa
Comentários
0 Comentários

0 comentários: