segunda-feira, 16 de maio de 2016

Blairo Maggi troca de partido e assume Ministério da Agricultura logo após STF arquivar inquérito contra ele


Escolhido para assumir o Ministério da Agricultura, o senador Blairo Maggi, conhecido como “rei da soja”, já foi governador de Mato Grosso por duas gestões. Para assumir o cargo de ministro trocou o Partido da República (PR) pelo PP (Partido Progressista). O grupo Amaggi, de sua propriedade, se tornou um dos principais exportadores de soja do país. Maggi também já foi considerado o maior produtor individual de soja do planeta.

O prestígio no agronegócio fez com que Maggi fosse considerado pela revista ‘Forbes’ uma das pessoas mais influentes do mundo. Mas fez também com que virasse alvo de críticas de várias entidades ambientais. Em 2005, a ONG Greenpeace o contemplou com o prêmio ‘Motosserra de Ouro’.

No mesmo ano, o inglês ‘Independent’ publicou uma reportagem de capa sobre o “estupro da Amazônia”, dizendo que Maggi era “o homem por trás” do desmatamento na região. “Um fazendeiro milionário e um político sem compromissos que preside o boom da produção de soja brasileira”, afirmou o jornal.

Apoiou a reeleição de Lula em 2006, quando também foi reeleito governador. Como senador, votou favorável a abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e consequentemente pelo afastamento da presidente, no último dia 12 (quinta).

Na terça (10 de maio), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, arquivou um inquérito que o investigava Maggi por lavagem de dinheiro e corrupção na Operação Ararath, da Polícia Federal.

PEC do licenciamento e prorrogação do prazo do CAR para médios e grandes proprietários
Ainda como parlamentar, Maggi foi relator do Projeto de Emenda Constitucional n° 65/2012, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a proposta que tem apenas três páginas  acaba com o processo de licenciamento ambiental em obras públicas ao estabelecer que a apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor, a obra não pode mais ser suspensa ou cancelada.

Também antes de tomar posse, Maggi defendeu a prorrogação do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os produtores rurais. Na semana passada, a então presidente Dilma Rousseff publicou uma Media Provisória prorrogando para o dia 05 de maio de 2017 o prazo para que os imóveis com até quatro módulos fiscais façam o CAR. Veja AQUI.

De acordo com Blairo, os médios e grandes proprietários também merecem a extensão do prazo. Desde 5 de maio, esses produtores ainda podem fazer o cadastro, mas não poderão acessar o crédito rural e perderão os benefícios previstos em lei para quem preencheu no prazo.

Com informações do G1, Agência Brasil, O Estado de São Paulo e Canal Rural
Comentários
0 Comentários

0 comentários: