sábado, 6 de setembro de 2014

Amazônia, Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e meio ambiente: o que dizem os programas dos candidatos?


Cinco temáticas sempre tratadas aqui neste blog: Amazônia, Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e meio ambiente. Como estas questões estão sendo tratadas nos programas de governo dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais?

Com o objetivo de obter respostas a esta questão foram pesquisados nos documentos dos candidatos que estão disponíveis nos sítios de campanha (no caso de Dilma Rousseff e de Marina Silva) e no Tribunal Superior Eleitoral (no caso de Aécio Neves) como os mesmos analisam e o que propõe para estas áreas.

As propostas de Dilma Rousseff são sem dúvida as mais tímidas dos três candidatos em relação aos cinco temas pesquisados. O documento programático de 41 páginas tem longos trechos de análises com as “realizações” dos últimos governos petistas, mas nem nestes trechos nem nas propostas, estas cinco áreas são lembradas com qualquer destaque. Indígenas e quilombolas não são sequer citados pela candidata. Não há qualquer proposta para reforma agrária e as palavras “Amazônia” e “meio ambiente” só aparecem como preocupações a serem debatidas em fóruns internacionais.

O candidato Aécio Neves dedica um capítulo de seu programa a “Sustentabilidade” e apresenta 26 propostas para a temática ambiental.  Indígenas e quilombolas são citados várias vezes principalmente nas propostas ligadas aos direitos humanos. Sobre reforma agrária, há apenas uma proposta genérica em uma passagem das 76 páginas do documento. Há entre as propostas, a nítida intenção de acelerar a liberação de organismos geneticamente modificados (transgênicos) e um viés liberal em relação ao meio ambiente.

Marina Silva possui um programa com 241 páginas, onde quase todas as temáticas escolhidas aqui são encontradas. As temáticas se encontram com itens bem especificados, com análises e propostas, como há também a preocupação em tratar destes temas em outras áreas ao longo do documento. É dos três candidatos a que apresenta as propostas mais detalhadas, algumas defendendo bandeiras históricas como a atualização dos índices de produtividade para reforma agrária e o confisco de propriedades com ocorrência de trabalho escravo e outras de viés bem neoliberal, como transferir para iniciativa privada o aporte de recursos para gestão de unidades de conservação e aumentar as áreas de concessão florestal para madeireiras.

Para saber mais, clique no nome de cada um dos candidatos abaixo:

Comentários
0 Comentários

0 comentários: