quarta-feira, 7 de abril de 2010

Belo Monte: Odebrecht e Camargo Corrêa desistem da usina

O consórcio formado pelas construtoras Carmargo Corrêa e Odebrecht acaba de desistir do leilão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, previsto para o próximo dia 20, informa o jornal Folha de S. Paulo.

Na prática, a desistência deu-se quando o consórcio não aderiu ao cadastramento da Eletronorte, cujo prazo venceu hoje às 17h.

Segundo a imprensa, com a desistência da Camargo e da Odebrecht, o governo tenta às pressas convencer algum outro grupo empresarial a competir com o único consórcio que já se registrou para a licitação, formado pela Andrade Gutierrez, a Neoenergia (associação entre a Iberdrola, a Previ e o Banco do Brasil) e dois autoprodutores de energia: a Vale e a Votorantim.

Faltando apenas duas semanas do leilão de concessão da hidrelétrica são intensas as pressões de empreiteiras e grandes consumidores de energia sobre o governo, na tentativa de mudar algumas das condições estabelecidas pelo edital de licitação do projeto.

O principal questionamento é sobre as condições de financiamento da obra, uma vez que o preço teto para a energia no leilão, de R$ 83 por megawatt/hora, é considerado baixo. Alegando o risco de o custo da obra exceder os R$ 19 bilhões estimados pelo governo, as empreiteiras querem do BNDES condições melhores de crédito.

Fontes: Folha de São Paulo, O Globo e Amazônia.org
Comentários
0 Comentários

0 comentários: