domingo, 30 de novembro de 2008

PF faz operação contra falsificação de escrituras de terras rurais

Norma Moura

BRASÍLIA - A Polícia Federal realizou, na manhã desta sexta-feira, a Operação Terra Fria para combater falsificações de escrituras de imóveis rurais nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Foram expedidos pela Justiça 16 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Além da falsificação de escrituras, os investigados são suspeitos de usar documentação falsa para obter licenças ambientais e empréstimos em instituições financeiras. Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal.

As investigações começaram há dois anos e apontam que os suspeitos registraram propriedades rurais com localização diferente daquela ocupada pelo imóvel. A manobra é conhecida como deslocamento, e foi constatada na região de Vila Rica, no nordeste de Mato Grosso.

Segundo a Polícia Federal, as coordenadas geográficas das fazendas não coincidem com a localização física dos imóveis registrados em cartório, ou seja, no papel o imóvel está em determinado lugar, mas fisicamente se encontra em outro. Os agentes descobriram escrituras em que a propriedade está deslocada cerca de 30 km do local registrado.

Com as escrituras falsas, os suspeitos praticaram desmatamentos ilegais e conseguiram financiamentos bancários usando as propriedades fictícias como garantia.

De acordo com os investigadores, várias pessoas compraram dos suspeitos imóveis que pertenciam, na verdade, a outras pessoas. O golpe acabou provocando um intenso conflito pela posse das terras em Vila Rica. A disputa resultou em ameaças contra proprietários e oficiais de Justiça e até mortes. As autoridades registraram um aumento da violência na região, com várias testemunhas sendo ameaçadas de morte.

Fonte: JB On-line
Comentários
0 Comentários

0 comentários: