terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fim da linha para o Paranjana


Repercute na grande imprensa, Praça do Ferreira, blogs, twitter e nas calçadas do Montese o fim da linha de ônibus municipal Paranjana, anunciada pela Prefeitura de Fortaleza. A finada se foi no último dia 10 de janeiro, provocando grande comoção na cidade.

"Se num raio de 20 quarteirões você não vir um Paranjana, é porque não está em Fortaleza” é uma frase que explica (equivocadamente) a presença da linha de ônibus que circula no sentido horário (Paranjana 1) e anti-horário (Paranjana 2) por grandes e populosos bairros da capital cearense e ainda por quatro terminais de ônibus, pelo estádio Castelão, Universidade Estadual, Centro e outros pontos da cidade.

Em média, 40 mil pessoas pegavam as duas linhas todos os dias. A prefeitura desmembrou as linhas em cinco novas opções e alega que a proposta melhorará o fluxo de passageiros.

Os dois principais jornais de Fortaleza — O Povo e Diário do Nordeste — abordaram o fim da linha em matérias imprensas e nas suas páginas na internet. Não trouxeram porém nenhuma arte para que conhecêssemos o alcance da linha na área de cidade, tarefa que coube ao BLOG DO ILO.

Veja abaixo, em azul, o percurso da finada linha Paranjana (clique na imagem para ampliá-la).

Ilo lembra ainda que uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Dedé Brasil, praticamente perdeu sua identidade com a criação da linha, na década de 90. É que a via passou ser conhecida como Avenida Paranjana, por onde o ônibus passava de ponta a ponta. A linha de ônibus Paranjana, ao que parece, deixará sua herança.

Até hoje eu não sei a origem do nome “Paranjana”. Uma vez me disseram que era a junção dos nomes dos bairros de Parnagaba e Messejana, mas a linha de ônibus não chega a passar pelo segundo bairro, então não deve ser isso.

Em 1999, quando fazia estágio no Banco do Nordeste, eu passei o ano inteiro pegando este ônibus. Posteriormente ele também me serviu para outras viagens dentro de Fortaleza. Mas, pessoalmente não vou sentir saudades de cotoveladas na fila do terminal da Parangaba, alguém sempre gritando apertado lá atrás “motorista pára que eu vou descer"; motoristas correndo desesperados para passar nos postos de fiscalização no horário e todas as peripécias presentes em todas as linhas de ônibus urbanos, mas que aparentemente no Paranjana eram aumentadas exponencialmente.

Aliás, tenho dois amigos que já foram assíduos freqüentadores do Paranjana: Lísia e Marcílio. Ambos já me contaram histórias hilárias como uma senhora que prendeu o chinelo na porta do ônibus e gritava desesperada “Motorista, pára, prendeu meu chineeeeeeeeeeela!” e de um menininho que olhava para um Senhor sentado na cadeira de trás e chorava: “tô com medo do babao”!

Mas, histórias sobre essa linha é o que não falta. A comoção é tanta que circulam e-mails com depoimentos e testemunhas da importância da linha em episódios da vida das pessoas (quase sempre engraçadas). Numa delas, está descrito: “Uma vez quando abriu a porta do meio no terminal, um cara que estava no primeiro degrau desta porta deu um beijo na bunda da mulher que estava de costas na frete dele. Claro que saiu correndo depois. Tive que conter o riso e concordar com a mulher que aquilo era uma tremenda falta de respeito.”

Noutra: "Outro dia, quando o ônibus estava saindo do terminal, alguém do lado de fora gritou que tinha um ladrão na escada da porta do meio. Tinha eu e mais 3 na escada. Não aconteceu nada, mas ficou um clima de tensão (todos desconfiando de todos, pois ninguém sabia quem era o ladrão) até chegar no outro terminal."

Também no twitter, várias foram as homenagens humoradas ao Paranjana por meio da tag #ParanjanaFacts. Seguem algumas delas:

@thuansaraiva: Depois do fim do paranjana taxa de natalidade em fortaleza diminuirá em 60% #paranjanafacts

@crisleyferreira: A maior rede social de Fortaleza chegou ao fim! #ParanjanaFacts

@cmendesce: Depois do slogan da Ortobom, só vale pro Paranjana "1/3 da sua vida você passa sobre ele" #ParanjanaFacts

@austonricardo: No Paranjana vc não desce, é parido pra fora ônibus! #ParanjanaFacts

@luisgfneto: 1/2 passagem: 0,90.Salgado+Suco no term:1,00.Caneta c/ cheiro de chiqlete R$ 0,50. Vc andar no Paranjana. NÃO TEM PREÇO! #paranjanafacts

@Heitor_Ban: Ao ver o número 041 se aproximando, o passageiro já vai se alongando #paranjanafacts

@wcaquino Quando conseguia assento no paranjana, não sentava. Me ajoealhava para agradecer a graça alcançada. #ParanjanaFacts

@duda_dyke: E agora como vou dar a volta ao mundo por R$ 1,80 com o fim do Paranjana?! #paranjanafacts

@emmanuel_it: Uma vez eu peguei o Paranjana tão lotado, que o motorista ia em pé e o trocador vinha atrás de mototaxi #paranjanafacts

Aos saudosistas e masoquistas de plantão ficam dois consolos: as linhas da madrugada Corujão Avenida Paranjana 1 e 2 e o Grande Circular 1 e 2 continuam em circulação!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Unknown disse...

Sim...sentirei falta da linha.
Teve uma vez que eu pensei em fazer um livro so com as estorias que eu vi e foram muitas ja que foram mais de 10 anos usando essa linha.

Muito bom este post, Candido

rrsrs

Fiquei sabendo q tem ate Hino Do Paranjana..
Hino ao finado Paranjana ♫

Antônio Bezerra, Parangaba e Lagoa
Só não Siqueira, nem a Messejana
Vá com glórias, com pressa quase voa
Nosso Querido e lotado Paranjana!

[Refrão]
Paranjaaaana, Paranjaaana
És lotado, és cheio de glória
Paranjaaaana, Paranjaaana
Minha herpes é tua memória!

Mesmo que um dia batessem minha carteira
Adorava entrar em ti, no Papicu
Mas agora tu foste embora
Tô atrasado e sem rumo

6 da tarde era teu Paraíso
Venturoso cheio de odor
Ostentas a beleza do aperto
E o suor do povo trabalhador


O “Parajana” fez uma lista com as dez frases mais faladas dentro do ônibus:

1 – Na parada: “oía mulher, já é o segundo que não para“;

2 – Na parada: “vou nesse não, tá lotado, vou no oto“;

3 – Dentro do ônibus: “(in loco) sobe aí pessoal, tô com a minha perna enganchada“;

4 – Dentro do ônibus: “pessoal, vai um pouquim mais pro mei que tá vaguim“;

5 – Dentro do ônibus, o cobrador diz: “tem 10 centavos?“;

6 – Dentro do ônibus: ‘Olá, pessoal! Pra quem não me conhece, pessoal, eu se chamo paulo, pessoal. Desculpe eu tá atrapalhando o silêncio (?) da sua viagem…”;

7 – Dentro do ônibus: “esse pessoal fica tudo no meio, vai desceeeeeeeeeer motorista!”;

8 -Dentro do ônibus: “hoje tá pior do que nunca”;

9 – Dentro do ônibus: “esse ônibus passa no centro?”

10 – Dentro do ônibus: “pode fechar motorista!”



hehehehehehehehehehehe

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.