sexta-feira, 5 de março de 2010

50 anos da imagem do século XX


Neste 5 de março de 2010 se completam 50 anos do dia em que o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, tirou a famosa fotografia em primeiro plano de Che Guevara aos 31 anos, de boina negra e com um olhar distante.

Em 5 de março de 1960, Che assistia com outros líderes da revolução recém-nascida ao funeral de quase 100 vítimas de um atentado no porto de Havana contra o navio francês La Coubre.


Korda não havia previsto a importância da imagem captada com sua câmara Leika, e somente sete anos depois, essa imagem começava a percorrer o planeta. Próximo ao guerrilheiro argentino estavam os intelectuais franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, alvos da lente de Korda naquele momento.

Segundo o jornal "Revolución" de Havana, Korda declarou hoje que Guevara tinha um olhar tão intenso que o pasmou por alguns instantes, mas em seguida conseguiu tirar duas instantâneas, uma vertical e outra horizontal, antes que Che desaparecesse após os personagens da primeira fila.

A foto "não foi concebida, foi intuída", comentou Korda, que trabalhou para ressaltar o olhar de Che, recortando do lado esquerdo da tomada horizontal o perfil de outra pessoa e do direito uma palmeira tropical.

O Instituto de Arte de Maryland, nos Estados Unidos, denominou essa fotografia como “a maior fotografia do maior ícone gráfico do mundo no século XX”.


Essa imagem hoje está em prédios, cadernos, camisas, cartazes, bandeiras, quadros, nem sempre com o real simbolismo da luta socialista e da solidariedade classista que Che Guevara representa.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Realmente a foto é bacana.

Arnaldo José disse...

vc poderia colocar uma foto melhor.. essa arece uma montagem barata...

A verdadeira foto é um convite a rebelar-se... oumelhor dizendo a revolucionar-se !!!!

Chega a dar arrepios !!! creio q a foto mais ...

...


ATÉ A VITÓRIA, SEMPRE !!!

ADVOGADO ADRIANO ESPÍNDOLA CAVALHEIRO disse...

Arnaldo,

Essa é a foto original. As outras que são montagens.

Valeu Cândido, por trazer essa foto que se tornou um ícone da juventude de minha e tantas outras gerações.

Cândido Cunha disse...

Valeu Adriano. É isso mesmo: essa é a foto original. Como está no texto, Korda trabalhou para ressaltar o olhar de Che, recortando do lado esquerdo da tomada horizontal o perfil de outra pessoa e do direito uma palmeira tropical.

ZEREPOLHO disse...

Com certeza a foto tem lá o seu valor histórico. Pena que o alvo da foto tenha sido um grande fiasco.

Arnaldo José disse...

Com certeza... um fiasco como pequeno burguês !!!! Mas como revolucionário...

...só quem luta por justiça social, ao invés da ascenção social, é que consegue senti-la !

Anônimo disse...

Mais uma informação para a reflexão dos seus fiéis admiradores: Guevara, na realidade, jamais participou de qualquer batalha na guerrilha em Cuba. A verdade histórica, agora revelada por assessores diretos de Fidel Castro, indica que Fidel estava louco para livrar-se do médico argentino, ao constatar sua inaptidão para “praticamente tudo”.

A cada dia surgem mais revelações da verdadeira farsa que foi Che Guevara.

Anônimo disse...

Deve ser o mesmo grupo que montou a farsa do aquecimento global...

Unknown disse...

A máquina é Leica, não leika.

E essa cara é a cara de quem acabou de saber que o Camilo Cienfuegos morreu.

Mais triste é ir ao shopping comprar uma camisa do Che.

Anônimo disse...

Dizem que só se julga um homem depois de morto... e a história demonstra que Guevara foi o maior simbolo de liberdade e o melhor instumento da vilência criadora e necessária que a america latina já produziu. Seu exemplo de desprendimento e entrega a uma causa justa contagiou movimentos de libertação em todo o mundo desde o partido Black Phanter em legitima defesa, nos EUA, passando pelas guerrilhas europeias dos anos 70, e pelos movimentos guerrilheiros de libertação na américa latina. Seu exemplo para a luta popular é e será indispensável, por mais que algum oportunista, serviçal da burguesia, de plantão tente confundí-lo com alguma divindade acima do bem e do mal. Chê foi humano com todas as qualidades e defeitos que só um ser humano pode ter, mas de um tipo diferente abriu mão do conforto que sua origem pequeno burguesa lhe proporcionaria e pôs sua vida a serviço da liberdade e sendo coerente assim viveu e assim morreu.
Hasta siempre comandante!

Anônimo disse...

Che, vive!
La luta sigue...

Anônimo disse...

Longe de ser um humanista, Che Guevara aprovou pessoalmente centenas de execuções sumárias pelo tribunal revolucionário de Havana, ou seja: Um verdadeiro ASSASSINO nato.

Anônimo disse...

A pena capital é utilizada licitamente por muitos países para intimidar pobres, negros e outros excluídos a não atentarem contra a propriedade e a a outros privilégios de classe. Por os consternados detratores do Che, que conhecem o mundo pelas páginas da revista veja, não levantam a voz contra os corredores da morte nos estados unidos, abarrotados de negros pobres? Por que não levantam suas vozes contra milhares de execuções sumárias feitas pela polícia do Brasil em qualquer favela ou bairro proletário? Contra as execuções sumárias que ocorrem contra velhos e população em geral nos corredores de hospitais públicos sem médicos e sem leitos? Por que não alardeiam as execuções sumárias contra centenas de crianças por inanição, desnutrição, verminoses e doenças que poderiam ser curadas com os conhecimentos de que a ciência dispõe, mas são acessíveis somente aos que podem pagar?
Cuba passou por um processo revolucionário, violento, em que os detentores de privilégios não abriram mão desses privilégios voluntáriamente. Latifundiários, banqueiros, exportadores de frutas, oficiais leais ao regime assassino e torrturador do ditador Batista e outros que leais ao regime fizeram de tudo para estancar o processo revolucionário e evitar o acesso das forcas populares ao poder. Justa a reacão da revolução para defender as posições já conquistadas.
E como diria Brecht "Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem"

Anônimo disse...

Chê não era um humanista, era um COMUNISTA, algo que vai muito alem de ser um humanista...

Anônimo disse...

Che era esteticista...

Anônimo disse...

Só louco para perder tempo traçando linhas sobre esta besta humana do CHE imitador barato de Comunista. Resumindo um pobre coitado.

Cândido Cunha disse...

Fico pensando porque pessoas com informações tão desqualificadas se expõem tanto ao ridículo, ainda que anonimamente, ao escrever coisas sem pé nem cabeça. Ninguém é obrigado a concordar com a trajetória e o pensamento político de Che Guevara. Mesmo à esquerda, há críticas muito bem fundamentadas ao espontaneismo guevarista e as conseqüências para a luta social que privilegiou o foquismo ao movimento de massas. Mas ninguém, que já leu um livro de história pelo menos, há de negar que Che Guevara foi guerrilheiro, foi comunista e foi profundamente comprometido com as transformações sociais e com a necessidade de um novo homem e uma nova mulher. É deste patamar que deve praticar qualquer crítica qualificada.