sábado, 22 de janeiro de 2011

PF investiga madeira ilegal em PDS de Anapu

A Polícia Federal está investigando em Anapu denúncias de existência de áreas dentro do PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança em que madeira extraída ilegalmente esteja sendo estocada para retirada clandestina. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) no município, toras de madeira ilegal estão sendo retiradas à noite do PDS, quando a fiscalização é menos intensa. Madeireiros do município estariam aliciando trabalhadores rurais para que derrubem e vendam árvores do PDS, área de exploração controlada.

Segundo o delegado da Polícia Federal Paulo Kisner, duas equipes da PF estão atuando em Anapu. Uma está no centro do município para impedir atos de violência e outra permanece no PDS Esperança investigando as denúncias. As duas entradas do PDS ainda permanecem bloqueadas, a partir da determinação da superintendente do Incra, Cleide Souza, que esteve em Anapu no início da semana para tentar apaziguar os ânimos entre os dois grupos contrários: os que defendem a ideia original do PDS - agricultura familiar, com o uso sustentável da floresta - e o grupo ligado aos madeireiros, que reivindicam a exploração de madeira no PDS.

A superintendente do órgão chegou a ser intimidada pelos trabalhadores rurais ligados aos madeireiros. Cleide Souza optou pela criação de guaritas nas duas entradas do assentamento para “coibir a entrada e saída de caminhão que não seja autorizado pelo Incra ou pela associação”, segundo ela. Por conta disso, acabou sendo retida no local por grupos que apoiam os madeireiros, situação que ela relatou ao Ministério Público Federal.

A superintendente relatou ainda que os madeireiros, ao impedir a saída tanto do Incra quanto de religiosos ligados à CPT, ameaçaram bloquear a rodovia Transamazônica e “expulsar” a CPT da região.

O caso foi relatado pelo MPF, via ofício, ao secretário de Segurança Pública Luís Fernandes Rocha, ocasionando o envio de soldados da Polícia Militar ao município. “O nível de tensão de que esse episódio é demonstração clara nos leva, novamente, a solicitar especial atenção à situação em Anapu, com garantias de segurança para os assentados do PDS Esperança, das irmãs da Congregação de Notre Dame e para o padre Amaro Lopes Souza, da Comissão Pastoral da Terra, bem como das demais pessoas que estão no local”, afirma no documento o procurador-chefe em exercício, Alan Mansur.

GUERRA ANUNCIADA

A tensão que se estabeleceu em Anapu poderia ter sido evitada caso as autoridades e órgãos ligados à questão houvessem desde o início dado atenção aos ofícios encaminhados pelo MPF. No dia 15 de outubro de 2010, o Comando Geral da Polícia Militar recebeu um ofício relatando o clima no município. Dois caminhões que transportavam madeira haviam sido incendiados por colonos do PDS que não aceitam a extração de madeira da área.

Além disso, as operações de fiscalização do Ibama estavam sendo feitas sem o acompanhamento do Batalhão de Polícia Ambiental, apesar da solicitação feita e dos sete veículos cedidos pelo Ibama para que o BPA apoiasse as operações contra o desmatamento.

“O clima é semelhante ao que originou o assassinato de irmã Dorothy”, avalia o procurador da República Felício Pontes Jr. Os agricultores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu, que são apoiados pela Prefeitura de Anapu, querem a expulsão do padre José Amaro, ligado à CPT.

Fonte: Diário do Pará

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

A avaliação de quem está diretamente envolvido no conflito é de que o clima é pior do que o que originou a morte da irmã Doroty.
Hoje, para os membros da CPT e para alguns trabalhadores ligados à entidade, ser assassinado por alguém ligado aos representantes das oligarquias locais, sejam políticos, madeireiros ou sindicalistas já é uma realidade. Além disso caso o Estado ( poder judiciário, INCRA, MPF, IBAMA, Polícia Federa) não pare de uma vez por todas a extração ilegal de madeira no interior do PDS Esperança o conflito tendo como resultado a morte de assentados no assentamento é inevitável.

Anônimo disse...

As lideranças do município (prefeito e vereadores) assim como a entidade que deveria lutar pelos trabalhadores (STTR) estão hoje lutando ao lado dos madeireiros e a margem da lei. É importante lembrar que tanto o prefeito (chiquinho) como o ex presidente do STTR e atual presidente da câmara de vereadores (sena) como praticamente todos os membros da atual diretoria do STTR foram "criados" e treinados pela CPT (IRMÃ DOROTHI) para tomar, por meio do voto, o poder no município, conduzindo assim "o povo ao poder".

vários "companheiros" fizeram uso da morte da irmã para alçar voos mais altos...entre eles chiquinho e sena.

Acontece que "para chegar a predeitura" (como prefeito) o camarada chiquinho se aliou ao mesmo grupo que ordenou o assassinato da Irmã, uma vez que eles que tinham dinheiro para bancar a campanha.

uma vez eleito, o prefeito trouxe para o seu lado (e do grupo que assassinou a irmã doroty) alguns dos principais membros do movimento social que haviam dado seus primeiros passos ao lado da irmã.

A partir deste momento, os madeireiros e pistoleiros de Anapu e região passam a dominar a pequena resistencia social que havia no municipio. aqueles que anos antes lutavam junto aos trabalhadores contra os madeireiros agora lutavam junto aos madeireiros contra os trabalhadores. e o que é pior: passaram a usar parte dos trabalhadores rurais como "massa de manobra" e, em nome desses, fazer solicitações junto a setores do governo federal e estadual do que só beneficiam os "madeireiros".

nesse sentido, "expulsaram" até o IBAMA da região...a arco de fogo não chega nem perto do municipio e a força nacional...

A GRANDE DIFERENÇA HOJE É QUE ESTAMOS PRESTES A VER AGRICULTORES MANIPULADOS POR MADEIREIROS (E QUE LUTARAM AO LADO DA DOROTY) MATANDO OUTROS AGRICULTORES (QUE NÃO SE DEIXARAM MANIPULAR). a CULPA? CABE AO STTR TODO O CAOS PELO QUAL A REGIÃO PASSA.

Zé Maguim disse...

A questão do controle do transito de caminhões madeireiros no interior do PDS Esperança não envolve apenas a madeira a ser retirada das terras do PDS. De acordo com fontes locais, a empresa responsável pela construção e manutenção das estradas no intirior do PDS (VICINAIS 0, 1, 2 e 3) e que pertence ao vice prefeito Délio Fernandes (mas registrada em nome de laranjas) construiu "a custo zero para o INCRA e para o governo" uma "vicinal 4", interligando as vicinais 1, 2 e 3. Essa vicinal percorre os arredores da Terra Indigena. O grande detalhe é que, pelo que se sabe, mais de 1000 toras estão estocadas no interior da terra indigena esperando para ser transportadas...A ESTRADA CONSTRUÍDA "A CUSTO ZERO' PELA EMPRESA É/SERÁ a via de utilizada para o transporte dessa madeira.

E o problema está justamente aí: AS GUARITAS QUE O INCRA E OS ASSENTADOS QUEREM INSTALAR NO PDS IMPEDIRIAM A SAÍDA DESSSA MADEIRA.

olgadisse disse...

recebi informações através da rede de e mail, em São Paulo, comunicando que algo muito grave vai acontecer em Santarém amanhã. o texto está tão enrolado que não entendi nada. Seria ótimo postar algo mais esclarecedor para que pudéssemos, aqui do Sudeste apoiar, denunciar e divulgar os acontecimentos, que pelo tom das palavras, são gravíssimos