sexta-feira, 3 de maio de 2013

Edmundo Fernandes e Gramsci, presentes!


Morreu na madrugada desta sexta-feira, 03 de maio, o professor e militante Edmundo Fernandes Dias. Edmundo era professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas. 

Profundo estudioso de Antonio Gramsci e defensor da necessidade de interpretação das teorias do comunista italiano vinculadas à luta de classes, Edmundo é autor dos livros "O Outro Gramsci" (Xamã,1996), “A liberdade (im)possível na Ordem do Capital”(1997) e “Gramsci em Turim: a construção do conceito de hegemonia” (Xamã, 2000). Mais recentemente, publicou pela Editora Sundermann os livros “Política brasileira: embates de projetos hegemônicos” (2006), “Revolução e história: das Teses ao Manifesto” (2011) e “Revolução passiva e modo de vida: ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia” (2012).

Sindicalmente, a militância esteve sempre vinculada ao movimento docente e na defesa da universidade pública brasileira. Teve papel destacado na formação da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior – Andes no início dos anos oitenta, quando ainda havia impedimento legal para sindicalização dos servidores públicos.

Participou de inúmeras diretorias da Associação dos Docentes da Unicamp e do Andes, já transformado em sindicato nacional. A entidade e diversas seções sindicais lançaram nessa sexta nota de pesar pela morte do professor.

Edmundo foi fundador do PT e da CUT, entidades com as quais romperia respectivamente no início dos anos noventa quando participou da fundação do PSTU e no início do governo Lula, ajudando na construção da Conlutas e posteriormente, na Central Sindical e Popular, CSP-Conlutas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: